O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, a vice-prefeita e secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Marfisa Galvão, e o secretário Municipal da Casa Civil, Valtim José, participaram de uma reunião on-line, na manhã desta terça-feira, 8, com os juízes Vicente Ângelo Silveira Rego e Romário Nunes Thaddeu do Tribunal Regional do Trabalho de Rondônia.
Na reunião, o Tribunal apresentou um projeto novo de levar a justiça do trabalho mais próximo do cidadão. O prefeito Tião Bocalom ressaltou que no projeto a prefeitura tem a possibilidade de ceder espaços dentro do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), para que o Tribunal Regional do Trabalho realize atendimento, de forma virtual, para as pessoas que precisarem.
Segundo Bocalom, essa ideia de levar a justiça do trabalho para mais próximo das pessoas é fundamental pois, muitas vezes, as pessoas têm dificuldade de procurar atendimento na justiça por timidez ou até mesmo ser longe de onde a pessoa mora.
“Quando a gente traz a justiça do trabalho para dentro de um Centro de Referência de Assistência Social, para fazer as consultas necessárias ao Tribunal Regional do Trabalho é muito importante. O projeto é a prefeitura ceder para o Tribunal Regional do Trabalho, dentro dos espaços do Creas ou do Cras um local aonde eles vão trazer computador e a prefeitura cede um ou dois funcionários para fazer o atendimento. Eu acredito que logo estaremos assinando esse convênio, e vamos ver acontecer uma realidade nova, uma coisa diferente, que talvez venha servir até como modelo e exemplo para o Brasil”, ressaltou o prefeito.