Logo da Prefeitura

Ministério da Saúde e Prefeitura de Rio Branco realizam testagem e vacinação contra a covid-19 na capital acreana

Por 

|

às

Compartilhe:

IMG 20220122 WA0048
Parceria entre MS e prefeitura incentiva população a fazer teste e tomar a vacina contra a covid-19 (Foto: Dircom)

Para estimular a população rio-branquense a completar o ciclo vacinal contra a covid-19, o Ministério da Saúde (MS) e a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizaram, neste sábado, 22, na Policlínica Barral y Barral, no bairro Estação Experimental, uma ação de testagem e vacinação contra a covid-19 na capital acreana.

Na ação, estiveram presentes o Secretário de Saúde Indígena/MS substituto, Rodrigo Santana, o Prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, a vice-prefeita, Marfisa Galvão, a Secretária Municipal de Saúde, Sheila Andrade, a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Município, Socorro Martins, a Secretária Estadual de Saúde, Paula Mariano, a Superintendente Estadual do Ministério da Saúde no Acre, Keyla Maziero, o presidente do Conselho de Secretarias de Saúde do Acre (Cosem), Vitor Martineli, o diretor da policlínica Barral y Barra, Jorge Pimenta, o vereador Fábio Araújo, e demais autoridades do estado.

A autônoma Fabrícia Costa levou a filha Evelin e a colega Vitória, ambas de 11 anos, para fazer o teste da covid-19 na policlínica. Segundo Fabrícia, o atendimento foi excelente e a saúde do município melhorou muito na gestão do prefeito Tião Bocalom. “Eu acredito que melhorou bastante a saúde do município. As vezes as pessoas criticam muito e não veem as ações que são realizadas. Me atenderam rápido, atenderam as crianças, já pegamos a medicação e vamos para casa. A tendência é só melhorar com o nosso prefeito Tião Bocalom, temos que dar valor para ele, ele está à frente da prefeitura agora e temos que apoiar e não  criticar”, disse a autônoma.

IMG 20220122 WA0037
Estados da região Norte participaram da ação para estimular as pessoas a buscar vacina (Foto: Dircom)

A força-tarefa ocorreu nos sete estados do Norte e contou com o apoio dos gestores locais. O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participou do ato em Manaus (AM), enquanto os secretários nacionais estavam, simultaneamente, em Belém, (PA), Boa Vista (RR), Macapá (AP), Palmas (TO), Porto Velho (RO) e em Rio Branco (AC).

Até o momento, o Ministério da Saúde (MS) já distribuiu mais de 30 milhões de doses destinadas ao Norte, sendo 1,4 milhões para o Acre. A Pasta também monitora e acompanha de perto a situação dos pacientes que precisam de intervenção médico-hospitalar para o tratamento da doença.

O Secretário de Saúde Indígena/MS substituto, Rodrigo Santana, representando o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ressaltou que é muito importante a parceria do Governo Federal com a Prefeitura de Rio Branco e o Estado do Acre. “É fundamental essa parceria. O Estado do Acre e a Prefeitura de Rio Branco estão de parabéns. Nós tivemos a presença de várias autoridades e adesão em massa da população aqui no Barral y Barral. É muito importante, mostra a força do nosso Sistema Único de Saúde (SUS), em que o SUS é feito tripartite, com a participação de todos. O Acre mostrou essa força, mostrou esse comprometimento, e só quem ganha é a população aqui do Estado”, ressaltou o secretário.

IMG 20220122 WA0032
Prefeito Tião Bocalom aproveitou a oportunidade para solicitar mais testes (Foto: Dircom)

O Prefeito Tião Bocalom aproveitou a solenidade para pedir ajuda do Ministério da Saúde (MS), para que envie mais testes rápidos da covid-19. Segundo o Prefeito, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, atendeu ao pedido e vai enviar mais testes para o município de Rio Branco.

“Nós em Rio Branco, quando começamos a testagem, há cinco dias, tínhamos 30 mil testes e agora, infelizmente, estamos apenas com 20 mil testes. Não vai dar mais do que cinco dias. Nós fizemos um apelo ao Ministro para que ele imediatamente mande os testes rápidos para a Prefeitura de Rio Branco. O Ministro atendeu ao nosso pedido e, segundo ele, estará mandando os testes para a capital”, ressaltou Bocalom.

O prefeito Bocalom também frisou a importância da população rio-branquense se imunizar contra a covid-19.

“Por favor, você que não se vacinou ainda, venha se vacinar. Procure uma Unidade de Saúde da Prefeitura de Rio Branco e se vacine. Essa variante ômicron é violenta demais. Graças a Deus as pessoas que se vacinaram não têm complicações. Estamos tendo casos graves em quem não se vacinou. Por isso é importante a vacina, venha se vacinar”, frisou o prefeito.

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Rio Branco apresenta avanços na agenda climática durante encontro do Programa Cidades Verdes e Resilientes

Capital acreana destaca iniciativas em governança climática e amplia cooperação para enfrentar os

Prefeitura de Rio Branco convoca usuários para atualização cadastral obrigatória e alerta sobre penalidades

Cerca de 15 mil usuários estão com dados irregulares no sistema de água

Prefeitura de Rio Branco realiza mais uma edição do Saúde na Comunidade no bairro Bahia Velha

Ação de Saúde foi realizada no estacionamento do Poupar Super Mix e beneficiou

Ponto de apoio dos freteiros é recuperado em parceria com a Prefeitura de Rio Branco

Ponto de apoio recebeu melhorias estruturais para garantir mais segurança, conforto e dignidade

Prefeito da capital vistoria usina de asfalto e anuncia reforço nas ações de tapa-buracos em Rio Branco

Prefeito afirmou que a Emurb trabalha 24 horas para atender demandas de recuperação