
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), apoia o Curso de Toque de Berimbau realizado pelo Mestre Matraca. Com os recursos disponibilizados no Edital 02/2021 do Fundo Municipal de Cultura, Mestre Matraca realizará mais uma edição do Curso “Toques de Berimbau – Avançado”, com 20 horas de duração, atendendo 20 pessoas.
O curso, que será totalmente gratuito para o público e acontecerá a partir do dia 15 de janeiro, no Horto Florestal. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas diretamente com Mestre Matraca, pelo WhatsApp 9-9947-8063.
Mestre Matraca, do Grupo Cordão de Ouro-Acre, vem atuando em Rio Branco há mais de 20 anos, realizando diversas atividades voltadas ao fortalecimento e difusão de fazeres relacionados à Capoeira e às Culturas Afro-brasileiras. São escolinhas de Capoeira, oficinas de confecção de instrumentos como o berimbau, o caxixi e o pau de chuva, oficinas de manifestações como Samba de Roda e o Maculelê, além de trabalhos inovadores, como o lançamento de dois CDs com músicas acreanas de Capoeira.
“O berimbau é um dos elementos mais importantes na Capoeira. É ele quem comanda a roda, dita o ritmo e o estilo de jogo. Por isso, todo capoeirista precisa ter contato próximo com este instrumento, incluindo desde as etapas de confecção, até os diferentes toques e seus significados. Minha intenção é compartilhar um pouco do meu conhecimento e contribuir para a formação dos capoeiristas de Rio Branco”, comenta Mestre Matraca.
No caso específico do berimbau, Mestre Matraca trabalha a confecção e o toque de berimbau, atendendo a diversos públicos, compartilhando com os capoeiristas locais e/ou simpatizantes, os conhecimentos que adquiriu ao longo de sua trajetória na Capoeira. São oportunidades ímpares para se conhecer o berimbau e sua história, confeccionar o seu instrumento e aprender alguns de seus principais toques, conteúdos fundamentais, indispensáveis para a formação de um bom capoeirista.