Ir para o conteúdo

Prefeitura de Rio Branco realiza ações de combate ao mosquito Aedes aegypti

Agentes realizam a borrifação nas casas, o chamado fumacê Foto: Dircom

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretária Municipal de Saúde (Semsa), realiza desde o início do ano, ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

As operações contam com o auxílio de 165 agentes de endemias, em todas as regionais da capital acreana. Entre as ações realizadas está a borrifação com aparelhos de Ultra Baixo Volume (UBVs) costais, conhecido como fumacê, visitas em domicílios, onde são checados caixas d’água e outros recipientes que possam acumular água para evitar a proliferação do mosquito, e orientações para a população.

A secretária Municipal de Saúde, Sheila Andrade, explicou que não só as ações da Prefeitura de Rio Branco são importantes, mas também da população. “Nós, enquanto gestão, não temos condições de fazermos sozinhos, de lutar contra o mosquito da dengue. É importantíssimo a participação da população, a partir do momento que o agente de endemias passa na sua casa, olha o seu quintal, ele segue para outros bairros, a partir daquele momento, a ajuda passa a ser da população, daquelas pessoas que já receberam as orientações de prevenção da dengue”, disse a secretária.

Ainda segundo Sehila, a gestão já está se adiantando e programando para o início do ano que vem um Dia ‘D’ de Combate ao Aedes aegypti. “Nós estamos nos planejando para, no dia 5 de janeiro, fazermos o Dia ‘D’ de combate a Dengue, lançarmos com panfletagem, outdoor, para levar a informação para a população de que nós precisamos nos prevenir contra a epidemia de dengue, senão iremos sim ser acometidos por epidemia”, ressaltou a secretária.

Outras notícias...