Ir para o conteúdo

Prefeitura e Tribunal de Justiça do Acre realizam ações recreativas em casas de acolhimento da capital

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação de Cultura, Esporte e Lazer Garibaldi Brasil (FGB), da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) e em parceria com o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), realizaram ao longo da semana ações de esporte, cultura e lazer voltadas aos jovens das Casas de Acolhimento.

O planejamento das ações, bem como a parceria entre as instituições, teve início ainda em novembro, em reunião com a desembargadora Regina Ferrari, responsável pela Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ). A estimativa é de que a parceria se efetive ao longo de 2022, com ações de esporte, cultura e lazer com a ampliação do público e instituições atendidas.

Porém, FGB, SASDH e CIJ se uniram para que neste final de ano já acontecessem ações nas casas de acolhimento do município em alusão ao Natal. A primeira foi no Lar Dona Elza, localizado no bairro Cidade Nova.

A coordenadora do Lar, Williane Costa, demonstrou alegria com a ação e comenta sobre o trabalho realizado pelo município na casa de acolhimento. “Estou muito feliz com a parceria das instituições do município e do estado para essa ação de hoje. O lar foi inaugurado em 2015, leva o nome de uma moradora de rua bem antiga do bairro, e aqui fazemos todo o serviço de atendimento psicológico, social, de saúde e além de cuidar da ressocialização deles”, destaca Williane.

Um dos acolhidos do Lar, Luís Gonzaga, circense de 71 anos nascido em Natal (RN), está há 2 meses no Lar Dona Elza e destacou a importância da ação. “Hoje vejo a Prefeitura agindo certo e cobrindo essas pessoas que precisam de ajuda e afeto, e isso é muito significante para o ser humano. Estou muito feliz, agradeço ao Prefeito e à Fundação Garibaldi Brasil por essa ação”, enfatiza Luís Gonzaga.

O planejamento da semana também contou com ações nas casas de acolhimento Maria Tapajós, Lar Sol Nascente e Educandário Santa Margarida. O trabalho desenvolvido pela Prefeitura consistia em oficinas de atividades culturais, como a apresentação de palhaços, música ao vivo, teatro  e a presença do Papai Noel.

O Diretor de Políticas Culturais da FGB, Janildo Reis, chama atenção para a necessidade dessas ações. “É de uma importância muito grande estarmos apoiando uma ação como essa, que ajuda as pessoas em situação de vulnerabilidade social, trazendo um pouco de entretenimento e alegria para os acolhidos nos centros da prefeitura”, salienta Janildo.

 

Outras notícias...