Os secretários Municipais de Meio Ambiente (Semeia), Normando Sales e de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Econômico (Safra), Eracides Caetano, integram comitiva do Acre que está no Pará para acompanhar de perto a cadeia produtiva do açaí no estado e debater incentivos para o setor agrícola do Município de Rio Branco.
Normando e Eracides acompanham a comitiva formada por deputados estaduais, prefeitos, secretários de Estado e empresários do ramo do açaí no Acre. O objetivo é conhecer de perto as técnicas usadas no Pará, estado que produz 95% de todo o açaí do Brasil, e buscar investimentos junto ao Banco da Amazônia para alavancar o setor produtivo do açaí na zona rural de Rio Branco.
A comitiva acreana chegou ao Pará na semana passada e participou de agendas em plantações de açaí, no maior mercado do Pará, no Banco da Amazônia e na Embrapa, em Belém.
Agendas no Pará
Na quinta-feira (2), Normando e Eracides visitaram o plantio de açaí do empresário Cleber Dagostim, no município de Castanhal. No local, os secretários conheceram técnicas que podem ser implantadas por produtores da capital na cadeia produtiva do açaí.
Já na sexta-feira (3), os secretários de Rio Branco estiveram visitando pela manhã o Mercado Ver-o-Peso, onde também fica o porto de Belém. Importante passagem do açaí que vem das ilhas e vão para os mercados do Pará e do Brasil.
Pela parte da tarde, Normando e Eracides participaram de reunião com o presidente do Banco da Amazônia no Pará, Valdecir Tose, onde trataram sobre linhas de créditos para fomentar a cadeia produtiva do açaí em Rio Branco e gerar emprego, renda e melhorar qualidade de vida de milhares de rio-branquenses.
No domingo (5), a comitiva visitou o município de Cametá, município rodeado por ilhas onde a grande maioria dessas ilhas produzem açaí nativo. Cametá que é composto por mais de 500 ilhas, todas produtoras de açaí nativo exporta por dia 100 mil latas do fruto, gerando uma receita ao município de 2 milhões/dia.
Por fim, nessa segunda-feira (6), Normando e Eracides visitaram a Empresa Amazon +, localizada no município de Castanhal. A empresa produz por dia, 6 mil latas, correspondendo 60 mil quilos com equipamentos de ponta.
Ainda nessa segunda, a comitiva participou de uma reunião na Embrapa, em Belém, onde os secretários de Rio Branco conheceram técnicas de plantio, manejo e beneficiamento do açaí. A ideia é trazer para Rio Branco métodos usados no Pará para alavancar a cadeia produtiva da fruta na capital acreana gerando emprego e renda.