O prefeito Tião Bocalom fez uma visita, a Sede da Associação dos Parentes e Amigos dos Dependentes Químicos do Acre (Apadeq), na manhã deste domingo, 5. Bocalom chegou por volta das 8h, conheceu as dependências, cumprimentou internos, familiares e participou de uma cerimônia de comemoração aos 26 anos de fundação da Associação.
Hoje a Apadeq é presidida pelo técnico em dependência química Antônio Balica. Atende 16 homens e 10 mulheres com estudos da espiritualidade, literatura, terapia ocupacional, local para dormir, alimentação, esporte e lazer.
“Nós temos a honra de estar fazendo 26 anos. São 26 anos na mão de voluntários e colaboradores. Hoje a Apadeq depende 100% dessas ações e da ajuda de voluntários. Nós somos muito gratos à população rio-branquense que vem mantendo essa casa. Precisamos mesmo, cada vez mais da ajuda da população. E esperamos agora também poder contar com o prefeito Tião Bocalom, que ele possa ser um parceiro nosso”, informou Antônio Balica.
Dona Maria de Nazaré é voluntária na Apadeq e está muito feliz com a festa e ao ver o prefeito Tião Bocalom fez questão de cumprimentá-lo e agradecer pelo serviço que a prefeitura fez no seu bairro. ”Eu quero agradecer a presença do prefeito e sua equipe aqui hoje e parabenizar, em nome da comunidade do conjunto Universitário, pelo trabalho de melhoria das ruas do conjunto”.
Dona Lurdinha participando da festa encontrou o prefeito Tião Bocalom e disse que já tinha trabalhado com ele na secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA). Ela aproveitou para fazer um elogio ao prefeito. ”Tião Bocalom foi secretário quando eu trabalhava na SDA, tomava café com a gente. É uma pessoa humilde. Eu aproveitei e fui cumprimentá-lo e fiquei feliz de revê-lo”.
Luiz Queiroga é atualmente um dos coordenadores da Apadeq, mas lembra que já foi um dos internos. Ele ficou internado por nove meses e hoje faz 15 anos que terminou seu tratamento e continua ajudando a casa de recuperação. ”Valeu a pena e estar aqui hoje comemorando os 26 anos da Apadeq pra mim, é fundamental”, destacou.
O prefeito Tião Bocalom sempre defendeu a humanização nos serviços públicos, defende a família e sabe da importância de um centro de recuperação como a Apadeq.
“O trabalho que a Apadeq faz na recuperação daquelas pessoas que estão à margem da sociedade é fundamental. É um trabalho bonito. A gente precisa reconhecer o trabalho de cada um. Eu estou muito feliz de poder estar aqui, neste domingo, comemorando os 26 anos de existência da Apadeq. A prefeitura de Rio Branco, o Bocalom, a nossa equipe, os vereadores, todos nós só temos que agradecer imensamente o trabalho que essa equipe de voluntários, de guerreiros, de aguerridos, homens e mulheres fazem aqui na Apadeq”, enfatizou Bocalom.
Tião Bocalom aproveitou pra comentar o agradecimento de dona Maria de Nazaré do conjunto Universitário. Ele ficou feliz pelo reconhecimento do trabalho que a prefeitura de Rio Branco tem feito nos bairros da capital para deixá-la a cidade mais bonita da região norte. “Eu fico feliz. Sinto não ter podido fazer em toda a cidade ainda, mas é como eu sempre digo: eu fui eleito para trabalhar 4 anos. Nós queremos ver essa cidade sem buracos nos asfaltos, ver os mototaxistas, taxistas e motoristas de ônibus dizendo: agora sim, a cidade está sem buraco, não quebra mais tanto os veículos. É nessa linha que a gente quer trabalhar e ter a satisfação da população. A gente vai correr atrás disso e temos ainda 3 anos pela frente.