Logo da Prefeitura

Vice-prefeita e secretária de Planejamento de Rio Branco cumprem agenda em Barcelona

Por 

|

às

Compartilhe:

A vice-prefeita de Rio Branco, Marfisa Galvão, e a secretária Municipal de Planejamento (Seplan), Neiva Tessinari, participam, de 15 a 18 deste mês de novembro, em Barcelona, na Espanha, da Smart City Expo World Congress 2021, Cidades Inteligentes, que discute as novidades de empresas da Espanha e internacionais relacionadas aos setores de Água, Tratamento de Resíduos, Automação, saúde, dentre outros temas. O evento é promovido e organizado pelo Icities.

A secretária de Planejamento da capital acreana destacou a importância do evento. “A participação do Município de Rio Branco, mais 61 prefeitos e secretários de outros municípios do Brasil é de extrema importância, à medida em que estão sendo apresentados a todos nós modelos e estudos de casos relacionados ao desenvolvimento do programa Cidades Inteligentes”, disse Neiva Tessinari.

Segundo ela, os modelos estabelecidos envolvem o planejamento das cidades. “Importa informar, também, que esses modelos estabelecidos, no qual Barcelona é referência, envolvem a reorganização do planejamento das cidades, pensado de forma prática, econômica e inteligente”, enfatizou.

Planejamento estratégico

“Estivemos reunidos pela parte da manhã, dessa terça-feira, 16, com a equipe internacional da prefeita de Barcelona e ficou bem claro como eles fizeram o planejamento estratégico para tornar a cidade no que ela é hoje. Vale também informar que alguns municípios do Brasil já fizeram esse intercâmbio com Barcelona, já estabeleceram projeto de desenvolvimento inteligente em suas cidades”, salientou a secretária.

Experiências brasileiras

De acordo com Marfisa Galvão, três cidades brasileiras destacam-se na relação com a cidade espanhola.

“Temos três cidades com destaque para isso: Maringá, São José dos Campos e Petrolina, que têm trabalhado essa relação com as ofertas e os estudos de casos. É importante destacar, ainda, que as reuniões com empresários catalães, onde nos foi apresentada uma série de projetos que podem vir a ser financiados em parcerias de PPPs são de fundamental importância, já que é de interesse também dos empresários que a cidade possa ofertar uma qualidade inteligente, o que proporciona a melhoria no turismo, na oferta dos serviços públicos e privados”, frisou.

Segundo Marfisa, isso proporciona um modelo de desenvolvimento e responsabilidade conjunta. “Nós vemos essas agenda muito positivas: a agenda da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que diz respeito a essa reunião com esses empresários catalães e modelos que podem ser agregados ao nosso município, e a agenda que envolve modelos de smart cities, cidades inteligentes, que conta com especialistas do mundo todo”, finalizou a vice-prefeita.

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Prefeitura de Rio Branco realiza vacinação antirrábica casa a casa neste sábado no Conjunto Universitário

A ação de vacinação antirrábica casa a casa foi realizada Prefeitura, no Conjunto

Prefeitura de Rio Branco avança com obras de drenagem para reduzir riscos de alagamentos no bairro Plácido de Castro

Prefeito de Rio Branco acompanhou a instalação de novas galerias que vão ampliar

Secretaria Municipal de Saúde presta contas e destaca crescimento dos atendimentos e ampliação dos serviços em Rio Branco

Balanço apresentado à Câmara Municipal destaca aumento dos atendimentos em 2025 na comparação

Prefeitura de Rio Branco alerta usuários do transporte coletivo sobre prazo para transferência de saldo dos cartões

Procedimento deve ser realizado até domingo, 11 de outubro, no Shopping Aquiri. Prefeitura

Prefeitura de Rio Branco inova na saúde da mulher com novo exame para detecção precoce do HPV e prevenção do câncer do colo do útero

Novo método de rastreamento por DNA-HPV amplia o acesso à prevenção e permite