O Dia do Diretor Escolar foi comemorado nessa sexta-feira, 12, data que celebra o profissional responsável por gerir a escola e garantir o funcionamento com um bom ambiente para os professores, alunos e demais colaboradores das unidades escolares. É ele que tem a responsabilidade de manter as normas em cumprimento e supervisionar os projetos pedagógicos e administrativos.
Em forma de agradecimento e homenagens, um encontro de gestores foi promovido pelo CODEP, no auditório do Escola Dom Bosco. O evento contou com a presença da diretora de Ensino, professora Maria Zélia Mendonça e a secretária Municipal de Educação (Seme), professora Nabiha Bestene que na ocasião representou o prefeito Tião Bocalom e entregou o certificado de Honra ao Mérito para o gestor Valquírio Firmino que representou os demais.
Durante o encontro o presidente do CODEP, Valquírio Firmino, parabenizou os diretores pelo trabalho. Em seguida, o Centro de Multimeios fez uma apresentação teatral contando a história do Menino Teimoso.
Ainda durante o evento houve a apresentação do Quinteto de Clarinetes tocando temas de Filmes. Abriu-se espaço para falas dos homenageados, que agradeceram o momento e teceram elogios aos encontros que vem sendo realizados junto aos gestores e equipes escolares. “Estamos buscando trabalhar o socioemocional dos nossos profissionais, bem como realizar um trabalho de excelência junto às escolas”, destacou a gestora da Escola Ione Portela, Elisangela Guilherme da Silva.
Hélio Silva, diretor da Escola Chico Mendes, falou um pouco sobre como se sente na função de gestor. “Ser diretor é pensar em cada rostinho que adentra os portões da escola e que deposita confiança nas suas atitudes e decisões. É ouvir tio e ganhar um abraço sincero que te derrete por dentro. É descobrir os pontos fracos e pontos fortes de cada um e ter um olhar diferenciado para todos eles, e ainda potencializar cada indivíduo para a busca constante de seu crescimento. É saber que cada passo que saiu da sua escola tem a sua marca, o seu fazer”, disse o gestor.
A secretária de Educação Nahiba Bestene complementou. “Ser diretor é ter a consciência que você se doou, se empenhou, se expôs, se fez melhor, cresceu e aprendeu para contribuir com a sociedade e com cada criança que cruzou o seu caminho ou também com alguém que, por algum momento, passou na sua vida. É buscar constantemente ser melhor, e é se desafiar a todo instante em busca de um bem maior, nossas crianças e a educação”, concluiu Nabiha.