A Prefeitura de Rio Branco realizou na manhã desta segunda-feira (26), a solenidade de abertura da 2ª Semana do Servidor Municipal, com o tema “Cuidando de quem faz acontecer!”. O evento reúne cerca de 100 servidores no auditório do Museu dos Povos Acreanos, com uma programação voltada à valorização profissional, à saúde mental e à promoção do bem-estar no ambiente de trabalho.
A abertura contou com um momento destinado à fala das autoridades e a palestra “Felicidade, Saúde Mental e Bem-Estar: Repensando o seu Estilo de Vida”, ministrada pela psicóloga e palestrante Viliane Lima da Silva. A programação também incluiu um coffee break para os participantes.
Cerca de 100 servidores participam de atividades voltadas à valorização profissional, saúde mental e bem-estar no trabalho. (Foto: Val Fernandes/Secom)
Durante a palestra, Viliane destacou a importância de reconhecer o adoecimento mental como uma realidade que atinge trabalhadores dos setores público e privado, além de pessoas de diferentes faixas etárias. A profissional ressaltou que o cuidado com a saúde mental envolve uma responsabilidade compartilhada entre as instituições, cada indivíduo e o coletivo.
“É responsabilidade das empresas cuidar da saúde mental, mas também do próprio servidor, da própria pessoa e do coletivo”, explicou a palestrante, ao enfatizar a importância do autoconhecimento e da adoção de pequenos hábitos que contribuam para a qualidade de vida.
“Cuidar da saúde mental é uma responsabilidade individual, coletiva e das empresas”, destacou Viliane, reforçando a importância do autoconhecimento e de hábitos saudáveis. (Foto: Val Fernandes/Secom)
A reflexão também abordou o conceito de felicidade e sua relação com o bem-estar, considerando que cada pessoa possui percepções e necessidades diferentes. Segundo Viliane, a correria cotidiana pode levar os trabalhadores a negligenciarem o autocuidado, especialmente aqueles que dedicam seu tempo ao atendimento das necessidades da população.
Valorização de quem faz a gestão acontecer
O secretário municipal de Administração, Marcus Lucena, destacou que a Semana do Servidor é uma oportunidade de reconhecer a contribuição dos profissionais para o funcionamento da administração municipal. Segundo ele, a Prefeitura conta com mais de 10 mil servidores, entre efetivos e temporários. “Os servidores é que fazem a gestão evoluir, são o elo entre a população e a gestão”, afirmou.
“Os servidores é que fazem a gestão evoluir, são o elo entre a população e a gestão”, afirmou Marcus. (Foto: Val Fernandes/Secom)
O secretário também ressaltou a diversidade das atividades previstas para a semana, que incluem palestras, visitas guiadas, ações de saúde e a tradicional Corrida do Servidor, programada para o sábado, dia 31 de outubro.
A iniciativa busca proporcionar momentos de aprendizado, integração e convivência, reconhecendo a importância dos profissionais que atuam diariamente na execução das políticas públicas municipais.
Integração e reconhecimento
A servidora da Secretaria Municipal de Educação, Lázara Luiz Santos Campos, também destacou a importância de iniciativas que promovam experiências para além da rotina de trabalho. Para ela, as visitas a espaços históricos e turísticos da cidade representam uma oportunidade de conhecer melhor Rio Branco e fortalecer a integração entre os servidores.
O prefeito de Rio Branco, Alysson Bestene, reforçou que a valorização dos trabalhadores municipais deve ocorrer de forma contínua, abrangendo a qualificação profissional, a melhoria do ambiente de trabalho e a valorização salarial, conforme as condições orçamentárias e financeiras do município.
“Valorizar os servidores é investir no desenvolvimento profissional, nas condições de trabalho e na remuneração, fortalecendo os serviços públicos por meio do diálogo e da união”, destacou o prefeito. (Foto: Val Fernandes/Secom)
O prefeito também ressaltou a importância do diálogo e da construção conjunta entre a gestão e os servidores reconhecendo o papel desses profissionais na implementação das políticas públicas e na prestação de serviços à população.
“Quero parabenizar e agradecer a cada servidor de Rio Branco pelo compromisso e pela dedicação à nossa população. Valorizar quem faz a gestão acontecer significa investir no desenvolvimento profissional, buscar melhores condições de trabalho e manter o diálogo aberto para avançarmos também na valorização salarial. Esse é um compromisso que precisa ser permanente, durante todo o ano, porque ninguém faz nada sozinho. É com união, respeito e trabalho conjunto que conseguimos fortalecer os serviços públicos e construir uma Rio Branco cada vez melhor para todos”, evidenciou o prefeito.