A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesacre), realizou uma ação de saúde bucal no Lar Vicentino, localizada no bairro Jardim Nazle.
O coordenador da área da Saúde da Sesacre, Pablo Leite, agradeceu a parceria entre as instituições para um melhor atendimento aos idosos. “A gente buscou a Secretaria Municipal de Saúde, e hoje nós que trabalhamos na Sesacre agradecemos essa parceria para que pudesse acontecer o atendimento relacionados a saúde bucal dos 52 idosos”, disse Leite.
“Eu acredito que para o bem-estar e pela melhor qualidade de vida dos nossos idosos, isso é de muita importância e é motivo de alegria, tanto para nós da diretoria, como para toda equipe que trabalha aqui”, afirmou a diretora da entidade, Waldenize Rebelo.
Segundo a odontóloga, Maria do Carmo Miranda, esse é um projeto de grande relevância, pois o diagnóstico precoce do câncer bucal auxilia em um melhor tratamento. “Esse tipo de ação, ele promove uma saúde bucal na medida em que a gente não espera o paciente nos procurar com a doença. Nós vamos até o paciente no intuito em que seja feita esse exame oral sistematizado e que a partir desse exame a gente consiga identificar lesões”, disse Miranda.
De acordo com a coordenadora do Centro de Especialidades Odontológicas, Aline Sena, a ação foi articulada pelo departamento em assistência em saúde, coordenada pela saúde bucal do município de Rio Branco. “O objetivo principal, é fazer um rastreio de câncer para diagnóstico precoce de câncer de boca. E a secretaria já desenvolve uma série de atividades com os idosos residentes aqui do Lar Vicentino”, assegurou a coordenadora.