Ir para o conteúdo

Prefeitura realiza 3° Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti – LIRA’a na capital

Agentes de endemias estiveram, nesta quarta-feira, na região do São Francisco (Foto: Dircom)

 

A prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através da coordenadoria de Vigilância Epidemiológica realiza uma ação de pesquisa sobre o Aedes Aegypti, de 27 de setembro a 1º de outubro, na região do bairro São Francisco.

Trata-se de uma pesquisa larvária, amostral, em que a meta é inspecionar 9.639 imóveis, alcançando todos os bairros da área urbana e periurbana do munícipio. Para tanto, a vigilância conta com o envolvimento de mais de 150 profissionais agentes de controle de endemias.

O resultado da pesquisa indicará a classificação do munícipio quanto ao Risco para ocorrência de surto/epidemia pelas arboviroses Dengue, Zika e Chikungunya, sendo uma ferramenta muito importante para subsidiar o município nas ações de controle das referidas arboviroses.

A coordenadora da divisão de endemias, Eliane Pereira, explicou, que o trabalho faz parte 3° Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti – LIRA’a. “A meta é realizar várias visitas ao longo desses 5 dias”, informou.

A coordenadora complementou ainda que esse ato é muito importante para que possam subsidiar a tomada de decisões relacionadas ao controle de infestação do mosquito na capital.

Marcela, moradora do bairro, comentou sobre a ação. “O bom dessas visitas é que a gente sabe como está sendo feito o controle no bairro, pois a dengue é uma doença preocupante e precisamos estar sempre atentos”, disse Marcela.

Outras notícias...