Ir para o conteúdo

Prefeitura de Rio Branco assina Termo de Cooperação técnica com a Universidade Federal do Acre

A prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria Municipal de Educação (Seme), assinou na última terça-feira, 21, um Termo de Cooperação Técnica com a Universidade Federal do Acre (Ufac), para a realização de estágios obrigatórios para alunos regularmente matriculados em cursos de graduação. O termo formaliza, tempo de duração e os critérios básicos para a realização do processo.

De acordo com professora, Nabiha Bestene, o termo possibilita estagiários/alunos da Ufac a serem absorvidos pela secretaria em diferentes áreas de atuação.

“A instituição que recebe, ganha porque recebe alunos com uma boa formação e que podem contribuir com o ambiente de trabalho; a universidade também ganha porque consegue cumprir uma etapa do ciclo formativo dos alunos e principalmente os alunos ganham, pois têm a possibilidade da vivência de um ambiente de trabalho. Então é um termo de cooperação importante para todos”, ressaltou a secretária.

Para a reitora Guida Aquino, à docência é uma profissão na qual o saber se relaciona pelo que os professores são e o que fazem, dessa forma o Estágio Supervisionado é um dos componentes do currículo do curso de formação de professores que proporciona essa vivência e esse saber necessário ao preparo para o exercício da profissão de professor. As escolas da rede pública de ensino são espaços privilegiados que contribuem para uma formação docente de qualidade e para uma aproximação significativa da docência.

A escola é uma instituição conformadora na formação de professores, uma vez que é lá que a prática docente acontece, portanto, o diálogo efetivo entre a universidade e a escola potencializa a formação de professores.

“É com muita alegria que a Universidade Federal do Acre renova a parceria com a rede pública de ensino do município de Rio Branco, em que o encontro dos dois espaços formativos, universidade e escola, possibilita a inserção do futuro professor na escola, visando estabelecer a relação teoria e prática na formação profissional do futuro professor”, disse a reitora.

Outras notícias...