Uma série de ações importantes são realizadas pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), para dialogar e orientar a sociedade sobre a segurança no trânsito. As atividades ocorrem de 18 a 25 de setembro, em Rio Branco, pela Semana Nacional de Trânsito.
O Município propõe ações específicas em cada um destes dias, reforçando o compromisso da cidade em integrar os modais existentes, buscando harmonia e segurança. Nesta quarta-feira, 22, a RBTrans realizou uma blitz educativa no estacionamento do Colégio Adventista, para dar orientações aos pais de alunos, que aprovaram a iniciativa.
“Educação é sempre importante, em qualquer momento e em qualquer lugar. Na escola é fundamental. Daqui parte o princípio da educação, tanto infantil, quanto para os adultos”, disse Adriano Saldanha, técnico em informática.
Rosa Maria, atendente de loja, aprovou a iniciativa da prefeitura e destacou como muito importante, porque, segundo ela, a própria criança vai saber o que é certo e o que é errado do trânsito. “Isso ajuda a chamar atenção de nós, os pais, que às vezes passam da medida”, ponderou.
O coordenador de planejamento da RBTrans, Ney Bomfim, entende que o diálogo cumpre papel fundamental na conscientização. “O trabalho vai continuar nas escolas e na sexta-feira,24, ocorrerá um Pit Stop, na Escola Sebastião Pedrosa, próximo a Arena da Floresta”, destacou.
Segundo o diretor do colégio, Peterson Cunha, a parceria com a RBTrans, busca estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel e rever a dependência criada em relação ao carro ou moto.
“A distribuição de material educativo e a conversa entre agentes de trânsito e motoristas ajuda a formar a mentalidade das pessoas, principalmente das crianças”, disse Peterson Cunha.