Prefeitura de Rio Branco realiza atividade pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, participou na manhã desta terça-feira, 21, no Horto Florestal, da ação de saúde Acessibilidade e Inclusão – Desperte seu Olhar para esta Direção, atividade do programa Saúde da Pessoa com Deficiência, promovida pela Prefeitura da capital pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, por meio das secretarias municipais de Saúde, Educação, Assistência Social e Direitos Humanos e Fundação Garibaldi Brasil.

Ações promovidas

Durante todo o dia a prefeitura oferece orientação jurídica sobre os direitos dessas pessoas, além de serviços de saúde como testes de glicemia, aferição de pressão arterial, vacinas (inclusive contra a covid-19), rastreamento para PCCU e mamografia. “Nosso objetivo é a inclusão dessas pessoas com deficiência na sociedade. Trazer dias melhores. Nossa proposta é levar essas ações para outras URAPs, motivando essas pessoas a cuidar da saúde”, explicou Sheila Andrade, secretária municipal de saúde.

O prefeito disse estar muito feliz por participar da ação. “Esse tipo de ação é muito importante, pois contempla as pessoas que têm deficiência e precisam que a sociedade as entenda e lhes dê uma atenção especial. É muito importante esse dia”, destacou o prefeito Tião Bocalom.

Sobre a data

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado em 21 de setembro no Brasil. A data foi criada com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. O preconceito e a inacessibilidade pública também são dois pontos centrais a serem debatidos durante esta data, e que são responsáveis por dificultar a vida dessas pessoas.
Oficialmente, a data foi criada a partir da Lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005, mas já era celebrada a nível extraoficial desde 1982.