A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está com uma equipe participando de uma capacitação sobre Vigilância em Saúde para Prevenção e Diagnóstico do HIV/AIDS, da Sífilis e Hepatites Virais, realizada pela Sesacre, em parceria com o Ministério da Saúde.
Infecções sexualmente transmissíveis (IST) são doenças infecciosas cuja transmissão ocorre essencialmente, porém não de forma exclusiva, pelo contato sexual. Vários agentes infecciosos estão envolvidos, ocasionando infecção clínica com diferentes manifestações.
“Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que são registrados, por dia no mundo, mais de um milhão de casos de ISTs, por isso conhecer as metodologias de diagnóstico e as medidas de prevenção é fundamental para o manejo adequado dos pacientes”, explicou o assessor Técnico da Semsa e pesquisador em Saúde Pública da Fiocruz, Leandro Siqueira.
“A capacitação é de suma importância para melhorarmos o diagnóstico, a prevenção e a qualidade de vida dos portadores de ISTs no município de Rio Branco”, comentou Francisca Ribeiro, coordenadora da Divisão de Doenças e Agravos Transmissíveis da Semsa.
A capacitação teve início nesta segunda-feira, 13, e irá até sexta-feira, 17, no auditório do hotel Nobile Suítes Gran Lumni.