Prefeitura de Rio Branco realiza ação de cuidado em alusão ao Fevereiro Roxo na Unidade Básica de Saúde Gentil Perdomo da Rocha

Em alusão ao Fevereiro Roxo, nesta quinta-feira (5), a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma ação de cuidado na Unidade Básica de Saúde Gentil Perdomo da Rocha, com foco na promoção da saúde e do bem-estar da população.

Durante a ação, a comunidade teve acesso a consultas médicas, atendimento odontológico, consultas de enfermagem, aferição de pressão arterial e glicemia, além da realização de testes rápidos. Também foram ofertadas práticas integrativas, como auriculoterapia, ventosaterapia e massagens.

WhatsApp Image 2026 02 05 at 16.32.51 1
A comunidade contou com atendimentos médicos, odontológicos e de enfermagem, além de aferição de pressão, glicemia, testes rápidos e práticas integrativas, como auriculoterapia, ventosaterapia e massagens. (Foto: Átilas Moura/Secom)

A gerente da unidade, Francisca Rodrigues, destacou que a iniciativa integra o cuidado contínuo desenvolvido na Atenção Básica e reforça o compromisso da rede municipal de saúde com a promoção da qualidade de vida, especialmente para as pessoas que convivem com doenças crônicas.

Durante a atividade, os usuários também receberam orientações sobre os procedimentos para solicitação da carteirinha de fibromialgia e foram informados sobre a realização de uma nova ação, posteriormente, em alusão ao Fevereiro Laranja.

WhatsApp Image 2026 02 05 at 16.32.52
Segundo Verusca da Silva iniciativas como essa são essenciais para informar a população, dar visibilidade à doença e promover mais compreensão, respeito e acesso aos serviços de saúde. (Foto: Átilas Moura/Secom)

De acordo com Verusca da Silva, que convive com fibromialgia, ações como essa são fundamentais para orientar a população, ampliar o conhecimento sobre a doença e tornar visíveis as limitações que uma condição crônica pode causar, contribuindo para mais compreensão, respeito e acesso aos serviços de saúde.

“Às vezes o joelho trava e eu não consigo andar. Tem dias em que o pescoço trava e a dor de cabeça é quase diária. Mesmo assim, eu não deixo a doença me abalar. Eu me levanto, eu luto”, relatou.

WhatsApp Image 2026 02 05 at 16.32.51
A ação reforça o compromisso da Prefeitura de Rio Branco com a promoção da saúde, em sintonia com o Fevereiro Roxo. (Foto: Átilas Moura/Secom)

Apesar de a carteirinha garantir alguns benefícios, como prioridade em filas, Verusca ressaltou que ainda há desafios para que os direitos e as políticas públicas voltadas às pessoas com fibromialgia sejam plenamente efetivados.

A ação reafirma o compromisso da Prefeitura de Rio Branco com o fortalecimento do cuidado integral na Atenção Básica, a ampliação do acesso às práticas integrativas e a promoção da saúde e do bem-estar da população, em consonância com as ações do Fevereiro Roxo.

Outras notícias...