Ir para o conteúdo

Prefeitura de Rio Branco realiza ação de conscientização da Síndrome Alcóolica Fetal

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou nesta quinta-feira, 9, uma ação educativa na Unidade de Saúde da Família (USF) Maria de Jesus, localizada no bairro Taquari, em alusão ao Dia de Conscientização da Síndrome Alcoólica Fetal (SAF).

A Síndrome do Alcoolismo Fetal é uma doença de difícil diagnóstico, que ocorre após a exposição ao álcool antes do nascimento, sendo prejudicial ao bebê podendo prejudicar órgãos e tecidos, além de causar danos cerebrais permanentes.

Durante o evento houve roda de conversa às gestantes e profissionais da saúde com o objetivo de informar, alertar e conscientizar aos participantes sobre o que o álcool, quando ingerido na gestação, pode acarretar ao bebê.

Maria Teresa Mont’Alverne, coordenadora do Programa de Saúde da Criança, alerta para a importância do combate à SAF. “Temos que reforçar a importância do tema por conta da prevalência do consumo abusivo do álcool no Brasil. Não existe um consumo seguro por parte da mãe, qualquer dose pode ser nociva e em qualquer período da gestação. Durante a ação falamos muito sobre a síndrome, sintomas, características, tratamento, fluxos de atendimento e serviços oferecidos nas UBS”, afirmou a coordenadora.

A ação faz parte da integração entre os programas de Saúde da Criança, Saúde da Mulher, Saúde do Adolescente e Pessoas com Deficiência. Contou ainda com o apoio da Universidade Federal do Acre (UFAC) e Ministério Público Estadual do Acre (MPAC).

Outras notícias...