Ir para o conteúdo

Prefeito de Rio Branco sanciona Lei que garante atendimento prioritário às pessoas com diabetes

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, sancionou a Lei 2.408, de 05 de agosto de 2021, Essa Lei já em está em vigor e vai garantir atendimentos mais ágeis às pessoas com diabetes que precisam fazer exames: coleta de sangue e ultrassonografia de abdômen, nos postos de saúde, clínicas, hospitais, laboratórios da rede municipal de saúde e da rede privada.

A coordenadora do programa de hipertensão e diabetes de Rio Branco, Alexsandra Andrade, falou da importância da lei “Esse atendimento é importante para a prevenção de um quadro de hipoglicemia (redução drástica da glicose no sangue) devido a espera prolongada em atendimentos de saúde”, informou Alexsandra.

Ainda de acordo com Alexsandra essa prioridade proporcionará uma melhor qualidade de vida, tendo em vista, que alguns exames médicos exijam jejum prolongado. “Este fator pode se tornar um agravante para o paciente e, em várias ocasiões, o jejum total é uma solicitação indispensável para a execução de determinados procedimentos”, concluiu.

A prefeitura de Rio Branco, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS), disponibilizará os medicamentos específicos para o tratamento dessa patologia. Entretanto, para ter direito a esse atendimento prioritário os pacientes deverão apresentar laudo médico ou exames que atestes sua condição.

Outras notícias...