Veículo adquirido por emenda parlamentar vai reforçar acompanhamento de crianças acolhidas em famílias do município
A Prefeitura de Rio Branco recebeu, na manhã desta segunda-feira (15), um veículo novo que irá reforçar as ações da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. O automóvel foi adquirido por meio de emenda parlamentar da então senadora Mailza Gomes e será destinado ao atendimento do Programa Família Acolhedora, iniciativa do município voltada à proteção e garantia de direitos de crianças em situação de vulnerabilidade social.
A Prefeitura recebeu um veículo novo que irá reforçar as ações da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. (Foto: Val Fernandes/Secom)
O investimento contribui diretamente para o fortalecimento da política pública de acolhimento familiar, que prioriza a convivência em ambiente familiar em substituição ao acolhimento institucional, assegurando mais dignidade, cuidado e desenvolvimento saudável às crianças atendidas.
Durante a entrega do veículo, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, destacou a importância do programa e do investimento, ressaltando o compromisso da gestão municipal com o futuro das crianças acolhidas.
A família acolhedora é fundamental, porque a criança vai para o seio de uma família. (Foto: Val Fernandes/Secom)
“São crianças que a Justiça verificou que realmente estão totalmente abandonadas e, por isso, precisam de alguém para cuidar delas. A saída que a Prefeitura encontrou foi essa. Para o município, é mais viável investir nesse modelo do que criar orfanatos, como sempre existiram. A família acolhedora é fundamental, porque a criança vai para o seio de uma família. Mesmo que sejam um ou dois irmãozinhos, tenho certeza de que eles terão uma perspectiva de futuro muito mais brilhante do que aquela para a qual, infelizmente, estavam sendo encaminhados. Estou muito feliz em realizar esse programa”, afirmou o prefeito.
Atualmente, o Programa Família Acolhedora conta com 10 famílias cadastradas, que atendem 14 crianças. (Foto: Val Fernandes/Secom)
Atualmente, o Programa Família Acolhedora conta com 10 famílias cadastradas, que atendem 14 crianças. A meta da Prefeitura é ampliar esse número para 30 vagas, garantindo que mais crianças tenham acesso a um ambiente familiar seguro, afetuoso e estruturado.
O secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, João Marcos, celebrou a conquista e destacou que o novo veículo irá reforçar o acompanhamento contínuo das famílias. (Foto: Val Fernandes/Secom)
O secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, João Marcos, celebrou a conquista e destacou que o novo veículo irá reforçar o acompanhamento contínuo das famílias acolhedoras e das crianças atendidas pelo programa.
“Estamos muito felizes. A nossa Secretaria de Assistência Social, por meio desse grande programa e da gestão do prefeito Tião Bocalom, está dando um passo a mais em qualidade. Esse veículo, adquirido por meio de emenda da senadora Mailza, é muito importante, porque quando o poder público entrega a criança ao seio familiar, ele não abandona. Continuamos oferecendo atendimento social, psicológico e de saúde, e esse veículo vai ajudar a fortalecer esse acompanhamento.”, explicou o secretário.
“É muito importante, porque quando eles estão em uma instituição, apesar de serem bem tratados, falta o convívio familiar”, destacou Leila Márcia (Foto: Val Fernandes/Secom)
A experiência das famílias acolhedoras reforça a importância do programa. Leila Márcia, que acolheu quatro irmãos há um ano e quatro meses, relatou a diferença que o convívio familiar faz na vida das crianças.
“É muito importante, porque quando eles estão em uma instituição, apesar de serem bem tratados, falta o convívio familiar. Com a gente, existe o carinho, o colo, o cuidado diário. A gente trata como filhos mesmo. Para eles, isso faz toda a diferença.”, destacou.
O Programa Família Acolhedora é uma política pública essencial para garantir proteção integral, afeto e acompanhamento multidisciplinar às crianças. (Foto: Val Fernandes/Secom)
O Programa Família Acolhedora é uma política pública essencial para garantir proteção integral, afeto e acompanhamento multidisciplinar às crianças que, temporariamente, não podem permanecer com suas famílias de origem. Com a entrega do novo veículo, a Prefeitura de Rio Branco reafirma seu compromisso com a promoção dos direitos humanos, o fortalecimento da assistência social e a construção de um futuro mais digno para crianças em situação de vulnerabilidade.