O gestor municipal de Rio Branco reforçou seu compromisso com a educação no 2º Encontro de Prefeitos em Brasília
A educação é a base sobre a qual se constrói o futuro de uma nação. Ela é o pilar que sustenta o progresso e garante a transformação social e econômica. Investir na educação é garantir o desenvolvimento de cidadãos críticos, preparados e capazes de enfrentar os desafios de um mundo em constante mudança. Através da educação de qualidade, conseguimos não apenas melhorar os índices de desenvolvimento humano, mas também promover a igualdade de oportunidades, permitindo que todos, independentemente de sua origem ou condição social, tenham acesso às mesmas chances de sucesso e crescimento.
Neste contexto, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, participou nesta quinta-feira (11), do evento: “Educação como Prioridade – 2º Encontro de Prefeitos e Prefeitas de Capitais e Grandes Cidades”, promovido pelo movimento “Todos pela Educação”, realizado em Brasília.
Evento foi promovido pelo movimento Todos Pela Educação, com apoio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). (Foto: Secom)
O evento reuniu gestores municipais, lideranças políticas e especialistas para discutir estratégias de fortalecimento da educação básica no Brasil.
O objetivo central do encontro é colocar a Educação no foco das agendas públicas e de gestão e contou com a presença de importantes figuras políticas, como o presidente nacional do Partido Social Democrático (PSD) e secretário estadual de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab.
Durante o evento, foram debatidos temas essenciais para a melhoria da qualidade do ensino municipal, incluindo gestão educacional, acesso à educação infantil e o aprimoramento dos indicadores educacionais.
O prefeito destacou seu compromisso com uma educação de qualidade, pautada na busca pela excelência. (Foto: Secom)
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom destacou, em sua fala, seu compromisso com uma educação de qualidade, pautada na busca pela excelência. Como professor, ele reforçou a necessidade urgente de uma reforma educacional que valorize o conhecimento e a aprendizagem eficaz.
“Mais do que apresentar propostas, a principal missão desses encontros é ouvir e aprender com as experiências e as recomendações de especialistas, como o Todos Pela Educação”, afirmou o gestor municipal.
Evento reuniu gestores municipais, lideranças políticas e especialistas para discutir estratégias de fortalecimento da educação básica no Brasil. (Foto: Secom)
O gestor municipla de Rio Branco criticou o modelo educacional atual, que, segundo ele, tem permitido a promoção de alunos sem o devido aprendizado. “A nossa educação precisa de uma reforma importante. Não podemos mais permitir que os alunos avancem sem aprender o que é necessário. Temos que parar de nivelar por baixo e nivelar por cima”, destacou.
O prefeito também se posicionou contra práticas que desestimulam os alunos dedicados ao processo de aprendizagem. “Precisamos estimular e premiar aqueles alunos com melhor desempenho, ao invés de criar um sistema que recompensa quem não se compromete com os estudos. Isso não pode mais acontecer”, frisou, reafirmando seu compromisso com um sistema educacional que incentive os melhores talentos.
Agenda do evento reflete a necessidade urgente de se repensar o modelo educacional brasileiro. (Foto: Secom)
A agenda do evento reflete a necessidade urgente de se repensar o modelo educacional brasileiro, de forma a garantir que a qualidade do ensino seja uma prioridade nas gestões municipais. Este encontro reforçou a importância da colaboração entre gestores públicos e organizações especializadas para impulsionar uma educação mais justa e eficaz no país.