Movimentação de solo nas proximidades da Praça do Relógio mobiliza equipes da Defesa Civil e órgãos municipais
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Defesa Civil Municipal, segue monitorando diariamente uma área considerada de alto risco para desmoronamento, localizada na travessa entre a Avenida Getúlio Vargas e a Avenida Antônio da Rocha Viana, próximo à Praça do Relógio. A instabilidade do solo nas encostas do Igarapé São Francisco tem preocupado as equipes técnicas, que já trabalham para evitar maiores danos e garantir a segurança da população.
De acordo com o coordenador municipal de Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, o ponto apresenta movimentação contínua de terra, o que exige atenção redobrada. Ele destaca que, por determinação do prefeito de rio Branco, Tião Bocalom, uma obra de contenção deverá ser iniciada o mais breve possível.
De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, o ponto apresenta movimentação contínua de terra, o que exige atenção redobrada. (Foto: Secom)
“Nós estamos observando e acompanhando constantemente, por orientação do prefeito Bocalom, aliado ao conhecimento técnico que nós temos e à preocupação dele com a segurança de todos. As providências imediatas são ampliar o isolamento, já que o atual foi comprometido, e reforçar a sinalização do local”, explicou.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, as secretarias municipais de Infraestrutura e Mobilidade Urbana e de Meio Ambiente serão acionadas para realizar, de forma integrada, o trabalho de contenção e recuperação ambiental da área.
“Os engenheiros irão avaliar a melhor solução para a contenção. Depois, junto ao Meio Ambiente, será feito o replantio necessário para retardar a erosão e garantir a segurança das milhares de pessoas que utilizam a Praça do Relógio como área de lazer e caminhada. Por isso seguimos com monitoramento constante e adotando todas as providências de segurança”, ressaltou Falcão.
A Prefeitura reforça que segue empenhada em prevenir riscos e proteger a população, garantindo a manutenção e revitalização de áreas estratégicas da cidade.