A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira (27), uma programação especial dos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, no Teatro Hélio Melo. O encontro reuniu agentes de combate às endemias, profissionais da saúde e convidadas para discutir prevenção, acolhimento e os diferentes tipos de violência de gênero.
A diretora de Vigilância Epidemiológica, Socorro Martins, destacou que a campanha tem contado com o apoio direto da gestão municipal. (Foto: Val Fernandes/Secom)
A diretora de Vigilância Epidemiológica, Socorro Martins, destacou que a campanha tem contado com o apoio direto da gestão municipal.
“A Prefeitura tem nos direcionado para realizar ações que chamem a atenção das mulheres. Queremos que elas reconheçam quando estão passando por algum tipo de violência. O conhecimento é uma das principais formas de evitar e combater essas situações”, afirmou.
A programação trouxe palestras voltadas para a saúde mental, violência contra as mulheres, alimentação saudável e empoderamento feminino. Para a empresária e palestrante Íris Tavares, compartilhar essas experiências foi essencial para inspirar outras mulheres.
“O ativismo é um processo de transformação que começa dentro de nós”, destacou Íris. (Foto: Val Fernandes/Secom)
“Acredito que o ativismo é um processo de transformação que começa dentro de nós. Contar minha história é gratificante porque posso inspirar outras mulheres a ressignificarem suas vidas”, disse.
Serviços de auriculoterapia, massagem e maquiagem também foram ofertados, promovendo acolhimento e autocuidado às participantes. A Agente de Combate às Endemias (ACE) Fabiana Batista avaliou a iniciativa como fundamental.
“Hoje saímos mais informadas e conscientes de que todos os tipos de violência contra a mulher devem ser combatidos”, afirmou Fabiana. (Foto: Val Fernandes/Secom)
“A violência só cresce, e precisamos enfrentar essa realidade. Hoje saímos mais informadas e conscientes de que todos os tipos de violência contra a mulher devem ser combatidos”, afirmou.
A campanha 16 Dias de Ativismo ocorre no Brasil entre 20 de novembro e 10 de dezembro e reforça o compromisso da Prefeitura de Rio Branco com ações que promovam dignidade, respeito e segurança para as mulheres.