A ação levou serviços de saúde e educação essenciais à comunidade da Baixa Verde
A Prefeitura de Rio Branco por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta sexta-feira (10), mais uma edição da ação “Interfaces Saúde e Educação”, que faz parte do programa Saúde na Escola, desta vez na Escola Dr. Zaqueu Machado, localizada no Ramal Mediterrâneo, km 7, Assentamento Baixa Verde, BR-317, km 30.
O evento, que aconteceu das 8h às 14h, contou com uma ampla programação voltada ao bem-estar da comunidade escolar, integrando palestras, rodas de conversa, atendimentos médicos, vacinação, orientação odontológica, exames de PCCU e atividades com educadores físicos e fisioterapeutas.
O evento, que aconteceu das 8h às 14h, contou com uma ampla programação voltada ao bem-estar da comunidade escolar. (Foto: Anderson Oliveira/Secom)
A retomada das ações de saúde nas escolas
De acordo com Maíra Hidalgo, responsável pela Divisão de Saúde na Escola da Secretaria Municipal de Educação, a iniciativa marca a retomada das atividades presenciais do programa na rede municipal.
“Hoje nós estamos aqui na Escola Zaqueu Machado, retomando as ações de saúde na escola junto à comunidade”,
“Hoje nós estamos aqui na Escola Zaqueu Machado, retomando as ações de saúde na escola junto à comunidade. Trouxemos atendimento de PCCU, médico, orientações nutricionais, orientações com nosso dentista e atendimento médico para essa população. Estamos atendendo tanto a comunidade da escola quanto os alunos, com dinâmicas e ações integradas entre saúde e educação”, explicou Maíra.
Ela destacou ainda a importância das parcerias para o sucesso da ação. “Essa é uma ação do Saúde na Escola, da Secretaria Municipal de Educação, junto com a Secretaria Municipal de Saúde, que trouxe a vacinação para as crianças e seus pais. Também contamos com o apoio do Saúde na Escola do Estado, que disponibilizou equipe de enfermeiros e médicos. Essa união é fundamental para garantir o atendimento integral à comunidade”, completou.
“A nossa comunidade Baixa Verde é muito carente. O posto de saúde mais próximo fica em Rio Branco, então esse atendimento aqui é uma bênção”, afirmou Ivanilde Lopes. (Foto: Anderson Oliveira/Secom)
A gestora da escola, Ivanilde Lopes, celebrou a chegada da ação à comunidade e destacou o impacto positivo na vida dos moradores da região. “A nossa comunidade Baixa Verde é muito carente. O posto de saúde mais próximo fica em Rio Branco, então esse atendimento aqui é uma bênção. Estamos imensamente felizes e agradecidos à Prefeitura, ao prefeito Tião Bocalom, e ao secretário Alysson Bestene por terem proporcionado esse momento. Esperamos que essa parceria continue e que o projeto retorne no próximo ano”, afirmou.
Educação e saúde caminhando juntas
A ação “Interfaces Saúde e Educação” faz parte de uma estratégia de integração entre as políticas públicas municipais, promovendo o acesso à saúde, a prevenção de doenças e a promoção da qualidade de vida dos estudantes e das famílias da rede municipal.
É com muita satisfação que estamos aqui hoje, na Escola Dr. Zaqueu Machado, promovendo a integração entre saúde e educação. (Foto: Anderson Oliveira/Secom)
“É com muita satisfação que estamos aqui hoje, na Escola Dr. Zaqueu Machado, promovendo a integração entre saúde e educação. Esta ação é fruto da parceria entre as Secretarias Municipal de Educação e Municipal de Saúde, e tem como objetivo levar serviços essenciais de saúde à nossa comunidade escolar. A saúde e a educação precisam andar juntas, e este é apenas o começo de muitas ações que estamos preparando para melhorar a vida dos nossos alunos e das famílias da Baixa Verde. Agradeço ao prefeito Tião Bocalon e a todos os envolvidos por tornar esse projeto realidade. Seguiremos firmes no compromisso de cuidar da saúde de todos, especialmente das nossas crianças”, finalizou Alysson Bestene.