Ir para o conteúdo

Prefeitura certifica agentes para o combate à dengue em Rio Branco

26 agentes certificados para combater a dengue na capital (Foto: Dircom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio do do departamento de Vigilância e Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), entregou nesta quinta-feira, 26, os certificados do curso Instruções teóricas e práticas sobre a aplicação da nebulização espacial a Ultra Baixo Volume – UBV costal e UBV pesado, como ferramenta de controle do vetor Aedes aegypti em períodos de surtos ou epidemias, realizado pela Secretaria de Vigilância e Saúde – SVS do Ministério da Saúde.

O curso durou 40 horas e certificou 26 pessoas para atuarem como agentes de combate às endemias. De acordo com o assessor técnico da Semsa e pesquisador em Saúde Pública da Fiocruz, Leandro Siqueira, conhecer o ciclo de vida e as medidas de controle do Aedes aegypti com enfoque em Saúde Unica é um ponto fundamental.

“Isso é essencial para o controle da infestação do mosquito em áreas urbanas e prevenção do avanço para áreas rurais onde existam condições propícias para a manutenção do ciclo biológico, sendo os agentes de combate às endemias os principais responsáveis pela medidas de controle”, explicou Leandro.

Durante o ato de entrega estiveram presentes a diretora de Vigilância em Saúde,Angela Fortes, a coordenadora da Divisão de Endemias e Controle de Vetores, Eliana Pereira, e a coordenadora das ações de visitas domiciliares no controle do Aedes aegypti, Maria Cilaní.

Outras notícias...