Logo da Prefeitura

Todos Contra o Aedes aegypti

Prefeitura de Rio Branco participa de formação para agentes no projeto ‘Todos Contra o Aedes aegypti’

Capacitação reforça ações preventivas e mobilização comunitária contra dengue, Zika e chikungunya em Rio Branco

Por 

|

às

Compartilhe:

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esteve presente nesta quinta-feira (18) na capacitação de agentes promovida pelo projeto Todos Contra o Aedes aegypti, em parceria com o Instituto Sapien, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e o Ministério da Saúde. O encontro, realizado no auditório do Detran, reuniu profissionais da área, lideranças políticas e representantes de diferentes instituições que atuam no enfrentamento das arboviroses.

O secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, explicou que a preparação tem caráter preventivo. “Nosso foco é fortalecer o conhecimento dos profissionais e, ao mesmo tempo, envolver a população antes do início das chuvas. Só com o engajamento de todos é que conseguiremos evitar que a dengue volte a ser uma ameaça séria em nossa cidade.”

A coordenadora do projeto, Danielle Freitas, ressaltou que a mobilização tem caráter contínuo e vai muito além do treinamento. “Desde maio temos desenvolvido atividades educativas nas escolas e nas comunidades. Em setembro, intensificamos o chamado para que todos participem das ações de combate ao mosquito, que incluem mutirões nas ruas, visitas domiciliares e iniciativas escolares. O objetivo é envolver a sociedade inteira nesse esforço.”

Representando a Sesacre, a responsável da Vigilância Ambiental, Eliane Costa, destacou o papel da conscientização. “Estamos entrando em um período crítico, quando a tendência é que os casos aumentem. Por isso, precisamos tanto de equipes bem preparadas quanto da adesão da população. Só assim conseguiremos conter os riscos e proteger a saúde coletiva.”

A formação combinou palestras e atividades práticas, fornecendo instrumentos para que os agentes atuem de maneira mais eficaz na rotina de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, Zika e Chikungunya.

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Emurb intensifica serviços de manutenção e infraestrutura em Rio Branco neste sábado

Equipes da Emurb atuam neste sábado com serviços de manutenção asfáltica, drenagem, remendo

Prefeito de Rio Branco acompanha avanços em obras de habitação e infraestrutura em Rio Branco

Agenda do prefeito deste sábado (20), incluiu visita às unidades habitacionais do Rosa

Rio Branco Torce Junto: torcida lota Praça da Revolução e vibra com vitória do Brasil por 3 a 0 sobre o Haiti

Em um ambiente de alegria, confraternização e espírito esportivo, famílias inteiras se reuniram

Transmissão pública na Praça da revolução reúne famílias, movimenta comércio e anima torcedores em Rio Branco

Prefeitura levou lazer, segurança, premiações e movimentação ao comércio local na Praça da

Prefeito de Rio Branco sanciona pacote de leis voltado à saúde, inclusão, meio ambiente e infraestrutura em Rio Branco

Prefeito sancionou medidas aprovadas pela Câmara Municipal que fortalecem políticas públicas de acessibilidade,