Unidade passa a funcionar no bairro Vitória, facilitando o acesso da população atendida
Com o objetivo de aproximar ainda mais os serviços do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da comunidade, a Prefeitura de Rio Branco inaugurou, nesta terça-feira (19), a nova sede do CRAS da regional São Francisco.
Responsável por atender 34 bairros da capital, a unidade antes funcionava no bairro Aviário e agora passa a operar no bairro Vitória, dentro da própria regional. A mudança garante mais comodidade e facilidade de acesso aos usuários que dependem dos serviços de assistência social.
“Aqui a unidade tem muito mais espaço para a gente atender e cuidar bem da nossa população”, destacou David. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
De acordo com David Freitas, coordenador do CRAS São Francisco, a nova estrutura vai permitir um atendimento mais eficiente. “Aqui a unidade tem muito mais espaço para a gente atender e cuidar bem da nossa população”, destacou.
Somente na regional São Francisco, mais de 9 mil famílias estão cadastradas e recebem diversos atendimentos e serviços gratuitos. Entre eles estão a atualização do CadÚnico, acesso ao programa Bolsa Família, inclusão no Pé-de-Meia, além da distribuição de cestas básicas e colchões. A unidade também concede aluguel transitório, conhecido como aluguel social e oferece orientações e encaminhamentos de acordo com cada situação de vulnerabilidade social.
“A transferência da unidade foi uma conquista importante para a comunidade” ressaltou Maria. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Para a usuária Maria Eliana Batista, a transferência da unidade foi uma conquista importante para a comunidade. “Eu acho muito melhor, porque muitas vezes a gente não tem transporte, e agora ficou mais próximo dos bairros mais carentes. Aqui no São Francisco moram muitas pessoas que realmente precisam do CRAS”, ressaltou.
O secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), João Marcus Luz, explicou que a mudança de endereço foi uma decisão estratégica da gestão.
“A mudança de endereço foi uma decisão estratégica da gestão”, disse João. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
“Quando assumimos, o prefeito Tião Bocalom nos pediu que fôssemos atrás das pessoas. O poder público existe para isso, para servir, para atender quem mais precisa, e graças a Deus estamos conseguindo, com a equipe que temos e com o apoio do prefeito”, afirmou.
Presente na inauguração, o prefeito Tião Bocalom reforçou que a prioridade da gestão é cuidar das pessoas em situação de maior vulnerabilidade social.
“A assistência social precisa estar próxima de quem necessita”, ressaltou o prefeito. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
“A assistência social precisa estar próxima de quem necessita. Essa mudança é um presente para a comunidade do São Francisco. Mostra que o nosso governo é humanitário e está aqui para ajudar as pessoas”, declarou.
Além do CRAS São Francisco, a Prefeitura de Rio Branco mantém outras sete unidades espalhadas pelas 10 regionais da capital, que juntas oferecem atendimento e acolhimento social a mais de 40 mil famílias.