Devido à intensa seca que atinge anualmente o município de Rio Branco, especialmente durante o verão severo, os níveis dos igarapés e do rio Acre principal fonte de abastecimento de água na zona rural fica abaixo do esperado.
Diante desse cenário, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Defesa Civil Municipal, tem atuado com rapidez para garantir o fornecimento de água potável às centenas de famílias que ficam sem acesso, especialmente na zona rural.
Como medida emergencial, a Prefeitura distribuiu caixas d’água em pontos estratégicos na zona rural, que são abastecidas por caminhões-pipa, assegurando o fornecimento regular para essas comunidades.
No início desta semana, técnicos da Defesa Civil, liderados pelo coordenador da Defesa Civil tenente-coronel Cláudio Falcão, realizaram vistorias nas caixas d’água instaladas nos locais indicados. As inspeções têm como objetivo verificar as condições das caixas d’águas e assegurar que elas estejam aptas a armazenar água, cumprindo todas as normas previstas pela Vigilância Sanitária.
Essa ação reforça o compromisso da Prefeitura de Rio Branco em garantir a saúde e o bem-estar da população mesmo diante das adversidades climáticas.