O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, reuniu a equipe municipal na manhã desta quarta-feira, 4, no auditório da prefeitura, para a apresentação do Sistema ArcGIS – uma plataforma que oferece um conjunto de funcionalidades baseadas em localização para diversas análises de negócio. A previsão é de que o sistema esteja implantado até ao final deste ano.
O ArcGIS é um aplicativo de sistema de informação geográfica desenvolvido e mantido pela empresa americana Esri. ArcGIS consiste no seguinte software de desktop Windows: ArcReader, que permite visualizar e consultar mapas criados com outros produtos ArcGIS; ArcGIS Desktop, composto por quatro aplicativos fundamentais.
Tatiany Correia, analista de Marketing da empresa americana, falou dos benefícios que a plataforma oferece. “A nossa tecnologia traz benefícios voltadas à construção de cidades inteligentes, baseadas em dados e no foco do cidadão, resultando em mais eficiência do serviço público”, explicou.
Informações compartilhadas
De acordo com Tatiany, a ferramenta analisa e visualiza dados e essas informações podem ser compartilhadas com outras pessoas por meio de aplicativos, mapas e relatórios. A população poderá acessar todos os serviços oferecidos pela prefeitura.
O secretário Municipal de Finanças, Cid Ferreira, disse que a ferramenta trabalhará de forma integrada entre todas as secretarias do Município. “Ela vai nos permitir identificar as necessidades do Município no cadastro imobiliário, por exemplo, onde há de intervenção da Secretaria de Finanças na cobrança de impostos, dentre uma gama de benefícios”, explicou.
A nova tecnologia agradou ao prefeito Tião Bocalom. “Hoje nós vivemos num mundo digital que facilita muita coisa. Acaba com essa história do cidadão ter que vir até à prefeitura para saber sobre seu IPTU, por exemplo. E o mais importante para o prefeito, é que essa tecnologia permite que ele, de seu gabinete, saiba o andamento de uma obra em determinada rua, facilitando a gestão”, concluiu.