Prefeitura de Rio Branco e Igreja Batista Moriá promovem ação social no bairro João Eduardo

Garantir acesso à saúde, cidadania e dignidade para as comunidades mais vulneráveis tem sido um compromisso constante da Prefeitura de Rio Branco. Em uma parceria com a Igreja Batista Moriá, a gestão municipal está realizando, nos dias 20 e 21 de junho, uma grande ação social no bairro João Eduardo I, com atendimentos gratuitos nas áreas de saúde e assistência social, beneficiando dezenas de famílias.

A programação acontece na Rua Campo Grande, nº 240, e conta com a participação da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, além da colaboração de clínicas particulares e profissionais voluntários.

Igreja Moria acao social no bairro Joao Eduardo 2
“O compromisso da gestão em levar os serviços públicos para perto da população”, destacou Bestene.(Foto: Val Fernandes/Secom)

Segundo o prefeito em exercício, Alysson Bestene, a iniciativa reforça o compromisso da gestão em levar os serviços públicos para perto da população.

“Isso é uma marca da gestão do prefeito Tião Bocalom, a demonstração de que essas ações de saúde têm chegado em todas as comunidades, buscando sempre parcerias. Aqui, uma parceria importante com a Igreja Batista Moriá, no bairro João Eduardo, onde a equipe de saúde tem trazido as ações mais preventivas, com atenção primária. As unidades odontológicas móveis têm atendido tanto na zona urbana, quanto na rural, e hoje, mesmo sendo um dia de ponto facultativo, temos três unidades de odontologia aqui, além do trabalho da assistência social, com os cadastros. Essa união entre prefeitura e igrejas traz um serviço cada vez mais humanizado para as famílias. Essa é a missão: atender as comunidades na ponta e continuar ampliando esses serviços para quem mais precisa”, destacou Bestene.

Acao Bairro Joao Eduardo VF 10
“A ação é uma extensão das atividades sociais que a igreja desenvolve ao longo de todo o ano”, disse Jobson. (Foto: Val Fernandes/Secom)

Para o pastor presidente da Igreja Batista Moriá, Jobson Farias, a ação é uma extensão das atividades sociais que a igreja desenvolve ao longo de todo o ano.
“Nós estamos aqui na nossa comunidade fazendo um trabalho que é constante. Temos ações com crianças, em períodos de enchente, e agora estamos realizando uma atividade de maior proporção, envolvendo atendimento odontológico, pediatria, clínico geral, nutricionista, eletrocardiograma, espirometria. Acreditamos que quando a igreja se une com o poder público, como hoje, com a presença da Secretaria de Saúde e da Assistência Social, conseguimos alcançar as pessoas mais carentes. Além disso, contamos com o apoio de parceiros da comunidade, como advogados, médicos e empresários, que se juntaram para garantir esse atendimento. O nosso papel, como igreja, é proporcionar o bem-estar das pessoas. A igreja é apartidária, mas é um braço social, trazendo saúde, acolhimento e esperança para quem precisa”, disse.

Acao Bairro Joao Eduardo VF 12
“Esse tipo de união nos permite chegar até as pessoas que têm mais dificuldade de acesso aos serviços de saúde” afirmou Rennan. (Foto: Val Fernandes/Secom)

O secretário municipal de Saúde, Rennan Bihts, também reforçou a importância da integração entre poder público e sociedade civil para alcançar quem mais precisa.
“Essa é uma parceria entre o terceiro setor, representado pela Igreja Batista Moriá, e a Prefeitura de Rio Branco, por meio das secretarias de Saúde e Assistência Social. Esse tipo de união nos permite chegar até as pessoas que têm mais dificuldade de acesso aos serviços de saúde. Hoje estamos com atendimento odontológico, e amanhã teremos vacinação e outros serviços. A equipe da Assistência Social também está atuando com força total. Essa é uma diretriz do prefeito Bocalom, que tem desafiado toda a gestão a estar cada vez mais próxima das comunidades. Temos realizado semanalmente ações como essa, e após o João Eduardo, certamente estaremos em outras localidades levando mais atendimento às pessoas”, afirmou o secretário.

Acao Bairro Joao Eduardo VF 4
“É de graça e com qualidade. Então a gente tem que aproveitar”, comentou Elexandra. (Foto: Val Fernandes/Secom)

Além das autoridades, a população tem demonstrado grande satisfação com os serviços oferecidos.
A moradora Elexandra Ferreira, que veio do bairro da Pista com a família para aproveitar os atendimentos odontológicos, elogiou a iniciativa. “É uma ação importante que ajuda as pessoas, poie nem todo mundo tem condições de ir ao dentista. Essa oportunidade é muito boa, principalmente pra mim, que nunca vou ao dentista. É de graça e com qualidade, então a gente tem que aproveitar. Já trouxe meu neto, que arrancou o dente, outro já fez limpeza, e agora estou aguardando meu esposo para ver o que mais a gente consegue fazer por aqui”, comentou.

A ação segue até este sábado (21), com a expectativa de atender centenas de moradores da região, oferecendo, além dos serviços de saúde e assistência, a entrega de cestas básicas às famílias em situação de vulnerabilidade social.

Outras notícias...