A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal da Casa Civil, realizou na última sexta-feira (9), no auditório da Unimeta, o Seminário Ambiente de Trabalho Saudável: Respeito, Dignidade e Boas Práticas nas Relações Profissionais.
O evento contou com a presença de palestrantes da Procuradoria Geral do Município (PGM), na pessoa da procuradora Aury Lopes e do Ministério Público do Trabalho (MPT), representado pela procuradora Marielle Rissanne.
O objetivo do encontro visa promover a conscientização e o conhecimento sobre a importância da saúde e segurança no trabalho, bem como discutir estratégias para criar e manter um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo.

Segundo Valtim José, secretário municipal da Casa Civil, é uma determinação do Prefeito de Rio Branco garantir a segurança e o conforto dos funcionários, investindo em uma comunicação mais transparente para que se nutra o respeito mútuo.
“Foi através da determinação do prefeito da capital que realizamos esse evento como forma de valorizar o servidor e reconhecê-lo, para fazer o seu trabalho com mais eficiência e qualidade.”

De acordo com Marielle Rissanne, procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) e uma das palestrantes convidadas, essa é uma política inovadora e demonstra o compromisso da Prefeitura de Rio Branco em transformar o ambiente dos servidores, oportunizando um espaço de mais consciência em relação à saúde mental.

“É muito importante um evento como esse, principalmente porque ele está dando luz, ele está dando respeito à sociedade e principalmente aos servidores públicos de uma política que está sendo implementada pelo município de Rio Branco de combate ao assédio moral, sexual e de exclamação no ambiente de trabalho dos servidores.”
Para Alysson Bestene, vice-prefeito e também secretário municipal de Educação, esse evento é de suma importância, pois o gestor acredita que ao valorizar o servidor, consequentemente, ele também irá replicar isso em uma boa prestação de serviço à população.
“Na gestão do prefeito Tião Bocalom, sempre foi buscada a valorização do servidor, bem como sua capacitação. Esse é um seminário importante, no qual trata de boas práticas dentro do ambiente de trabalho, a fim de tornar esse ambiente cada vez mais saudável, respeitoso e digno, para que as pessoas possam desenvolver esse trabalho. Então, é isso que o prefeito deseja de todos nós”.