Prefeito de Rio Branco e secretário executivo do Ministério da Saúde fazem visita técnica em pontos de vacinação

Secretário Executivo do MS visita pontos de vacinação em Rio Branco (Foto: Dircom)

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, tem orientado a secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a trabalhar todas as estratégias possíveis para imunizar a população de Rio Branco. Neste sábado, 24, acompanhado da secretária Estadual de Saúde (Sesacre) Paula Mariano, e do secretário Executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Otávio, o prefeito da capital visitou o Colégio Cívico-Militar Wilson Barbosa, na Cidade do Povo onde há um ponto de vacinação.

De acordo com o Tião Bocalom é muito importante essa parceria governo federal, governo do estado e prefeitura de Rio Branco. “Estamos felizes e agradecidos ao Ministério da Saúde, por todo o carinho, por toda a dedicação que tem tido com o nosso Acre, especialmente com a nossa Rio Branco”, disse.

“Rio Branco foi a primeira capital do país a ultrapassar os 50% de vacinados com primeira dose. E agora temos o privilégio de receber do Ministério da Saúde uma quantidade enorme de imunizantes pra alavancarmos a campanha de vacinação ao ponto de estarmos vacinando a partir dos 20 anos”, explicou o prefeito.

A secretária de Saúde do Acre, Paula Mariano disse que a estratégia é vacinar o maior número de pessoas para completar o cinturão de vacinação na área limítrofe com outros países da América do Sul. “Essas vacinas chegaram pensando na imunização dos nossos 17 municípios acreanos. que fazem fronteira com outros países. Só para esses municípios de fronteira vieram em torno de 98 mil doses”, enfatizou.

O secretário Executivo do Ministério da Saúde Rodrigo Otávio informou que escolheu o estado do Acre para iniciar uma agenda externa do ministério para acompanhar o processo de vacinação. “Rio Branco é o primeiro município que eu visito para entender um pouquinho como funciona a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) na ponta e entender melhor as necessidades.. A partir daí ter a certeza de que as decisões que a gente toma, em conjunto com os estados e com os municípios, na tripartite, são as mais acertadas”.

O secretário Frank Lima acompanhou o trabalho dos vacinadores neste sábado, em toda a capital, inclusive levou o secretário Executivo para conhecer um pouco da estrutura do município. “O secretário veio fazer uma visita técnica e verificar como está sendo feita a aplicação da vacina de combate ao coronavírus. Nós aproveitamos para visitar algumas das nossas unidades de saúde e pontos de vacinação. É de nosso interesse fazer essa apresentação pra que ele possa sentir também, aquilo que a gente está fazendo pela atenção primária da saúde em Rio Branco”, concluiu.