Ir para o conteúdo

Sexta-feira Santa: prefeito de Rio Branco caminha ao lado dos fiéis em ato de fé e reflexão

Milhares de fiéis estiveram reunidos no centro da cidade para participarem da procissão de Sexta-feira Santa que celebra a paixão, o martírio e a morte de Cristo. O cortejo religioso realizado em marcha solene pelas ruas da cidade com saída na Catedral Nossa Senhora de Nazaré e chegada à Concha Acústica, no Parque da Maternidade embalou os fiéis que carregavam imagens e velas entoando orações e cânticos.

Fiéis de todas as idades demonstram sua devoção (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Para a industriária Maria Fátima Brasil, frequentante da Pastoral do Batismo há 25 anos, esse é um momento de bastante emoção.

“A nossa vida é Jesus e hoje estamos aqui pra justificar a nossa vida de hoje. Toda a nossa vida devemos a ele.”

A procissão faz parte da Sexta-feira Santa, um dia de luto e reflexão cristã que relembra a crucificação de Jesus Cristo. Nesta data, fiéis de todas as idades demonstram sua devoção, como o pequeno Heitor que com apenas meses de vida, acompanhou a madrinha na caminhada.

“Ele já está participando de um momento tão importante como esse. É de suma importância que desde pequeno a gente possa ensinar os melhores caminhos para as crianças, e por mais que não seja meu, mas acho que independentemente de religião, o importante é sempre estar ensinando o caminho do Senhor para eles”, disse a autônoma Ana Carolina Rocha.

Católicos de várias paróquias estiveram reunidos para assistirem a encenação da paixão de Cristo. Um momento de fá e reflexão para todos os presentes.

Bocalom: “Precisamos cada dia mais fortalecer a nossa fé” (Foto: Marcos Araújo/Secom)

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, esteve na procissão acompanhado pela primeira-dama Kelen Bocalom, onde percorreram todo o trajeto fortalecendo sua fé. O gestor falou sobre o princípio número um do cristão: servir. Destacando que esse é um princípio de grande valor, pois entende que o político deve servir à população.

“Tenho certeza que nesta Páscoa de 2025 ficou muito claro o carinho, o respeito da população de Rio Branco. Eu acredito que mais de 30 mil pessoas acompanharam esta bela procissão. Eu penso que todos nós cristãos precisamos cada dia mais aumentar a nossa fé e fortalecê-la para podermos continuar amando e servindo ao próximo.”

O vice-prefeito, Alysson Bestene, acompanhado de sua esposa, Roberta Souza, esteve presente no ato religioso e destacou o momento de fé e refllexão.

Várias paróquias se reuniram para assistirem a encenação da Paixão de Cristo (Foto: Marcos Araújo/Secom)

“Cada vez mais, pensar nesse momento é renovar a nossa fé, servir ao próximo. Esse é o nosso desejo. Aqui enquanto católicos, estamos dando essa demonstração que queremos cada vez mais praticar o que Jesus nos ensinou.”

A encenação da Paixão de Cristo fez com que os fiéis acreanos juntamente com Bispo de Rio Branco Dom Joaquim Pertiñez lotassem a Concha Acústica, demonstrando que isso é mais do que uma tradição religiosa. É um patrimônio cultural que narra, por meio da arte, os valores fundamentais de compaixão, perdão e redenção que unem a sociedade.

O ato religioso insere os fiéis na maior prova de amor divino, como destacou o padre Manoel.

“Este dia, além de nos emocionar, nos convida a uma profunda profissão de fé, no amor de Deus, que nunca nos abandona, inclusive nas cruzes que carregamos no dia a dia da nossa vida. Então hoje eu queria dizer que esse dia é o dia que o Senhor fez para nós. Deus abençoe”.

Outras notícias...