Na tarde dessa sexta-feira (11), o Governo do Estado do Acre firmou um termo de cooperação com os 22 municípios acreanos para a implementação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado de Administração (Sead), visa modernizar, digitalizar e integrar a gestão pública em todos os municípios acreanos.
“A gente ganha com transparência, ganha com eficiência e, com certeza, as prefeituras municipais podem ter certeza de que vai mudar a forma de fazer gestão nesses municípios”, informou o secretário estadual de Administração, Paulo Roberto.
Com a assinatura, o Acre se torna o primeiro estado do Brasil a contar com todos os seus 22 municípios operando em um sistema eletrônico unificado. O SEI é uma plataforma desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e cedida gratuitamente ao governo federal. Desde então, vem sendo adotada por diversos órgãos públicos em todo o país. No Acre, o governador Gladson Cameli já adota o sistema desde 2020, como uma ferramenta estratégica para a transformação digital da administração pública.
“Isso mostra o meu compromisso com os 22 municípios. Mostra sempre o diálogo aberto, porque nós precisamos, cada vez mais, estar transparentes, diminuir o tempo de espera e executar o que tiver que executar”, destacou Gladson.
A proposta é promover eficiência administrativa, reduzir custos e agilizar a tramitação de documentos e processos. O sistema permite a produção, edição, assinatura e movimentação de documentos de forma totalmente digital, contribuindo para a eliminação do uso de papel e oferecendo maior segurança, transparência e agilidade para quem trabalha com as informações públicas. A implantação do SEI permitirá que os órgãos de controle e fiscalização acompanhem com mais precisão o que acontece nas administrações municipais, uma vez que todos os documentos emitidos e tramitados no sistema são registrados, indicando quem os produziu, quando e como foram gerados.
“Essa questão da implantação do SEI é fundamental, porque hoje, infelizmente, a grande maioria dos municípios ainda não tem nada. Tudo é manual, é muito papel, são muitas dificuldades. Rio Branco já experimentou esse trabalho com o sistema que foi implantado diretamente pela Prefeitura de Rio Branco. E esse sistema aí, com certeza, trazer facilidade. Primeiro, porque não vai transitar mais papel, vai ser tudo eletrônico. E segundo, é que isso daí vai dar mais transparência a todo o trabalho que a prefeitura faz”, explicou o prefeito Tião Bocalom.