Logo da Prefeitura

Prefeito de Rio Branco acompanha trabalho noturno na Eta 2 para solucionar crise hídrica na capital

Por 

|

às

Compartilhe:

Na noite dessa segunda-feira (18), o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, visitou a Estação de Tratamento de Água (ETA) 2 para acompanhar de perto o trabalho das equipes do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) no enfrentamento à crise de abastecimento na cidade.

O gestor destacou o empenho dos servidores, que têm trabalhado incansavelmente para normalizar a distribuição de água.

Visita ETA2 7 e1742306606719
Bocalom: “Os servidores têm trabalhado incansavelmente” (Foto: Val Fernandes/Secom)

“Eu quero primeiro tudo agradecer esses guerreiros aqui do Saerb. Você viu agora há pouco o nosso mecânico principal aqui, a filhinha dele cobrando dele, que o pai foi lá para casa e ele não queria nem desligar o telefone, ou seja, ele está praticamente virando 24 horas aqui, mas precisa, e isso mostra a dedicação deles. É por isso que a gente, em tão pouco tempo, a gente já conseguiu melhorar a situação da água aqui.”

Segundo o prefeito, com a entrada de uma nova bomba no sistema, a produção de água já atinge cerca de 1.400 litros por segundo, aproximando-se da demanda ideal, que gira entre 1.500 e 1.550 litros por segundo. No entanto, ele alerta que a normalização do abastecimento até as regiões mais afastadas e de maior altitude pode levar até quinta-feira.

“Pedimos um pouco de paciência e agradeço também a paciência de todos que graças a Deus não houve tumulto. O povo entendeu, viu que essa ação da natureza não é nossa, mas que a gente também já estava preparado para essa situação como é o caso das balsas. Nós já tínhamos mandado fazer seis meses atrás”.

Visita ETA2 9 e1742306642253
Enoque: “Com o equipamento a captação chega a 970 litros por segundo” (Foto: Val Fernandes/Secom)

O diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, explicou que a captação de água na Eta 2, responsável por grande parte do abastecimento da cidade, sofreu uma queda drástica devido à falha no sistema. Antes da instalação da nova bomba, a produção estava em torno de 670 a 700 litros por segundo. Agora, com o equipamento em funcionamento, a captação chega a 970 litros por segundo, aproximando-se da capacidade ideal de 1.000 litros por segundo.

“Com essa terceira bomba, a gente espera aumentar para 970 litros por segundo, bem próximo do 1.000 que a gente precisa aqui. Somando aqui a Eta 2 com a Eta 1 a gente deve chegar em torno de 1.400 para cima. A gente está trabalhando até agora a pouco 1.100”.

O prefeito ressaltou que a crise atual é reflexo de anos sem investimentos no setor.

“Não tinha investimento. Essas são balsas antigas, pequenas. Então, infelizmente, a gente pegou uma bomba, mas nós estamos resolvendo e vamos resolver, se Deus quiser”, concluiu.

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Prefeitura de Rio Branco amplia abastecimento e melhora distribuição de água na parte alta

Prefeitura instala novo conjunto motor-bomba e aumenta em até 50% a capacidade de

Prefeito de Rio Branco acompanha obras de manutenção da ponte sobre o Igarapé Judia, no Taquari

Intervenção coordenada pela Prefeitura tem investimento de R$ 2,5 milhões e busca garantir

Prefeitura de Rio Branco lança Programa de Mecanização Agrícola 2026 no Polo Catuaba

Ação da Prefeitura deve beneficiar cerca de 1.200 famílias com preparo da terra,

Prefeito de Rio Branco vistoria Praça da Juventude e avalia ações para revitalização do espaço

Ação contempla revitalização de espaço público na Cidade Nova, reforma do Centro da

Prefeitura de Rio Branco fortalece parceria para realização da Copa Rio Branco de Futebol Amador

A iniciativa busca fortalecer o futebol amador, valorizando atletas, equipes e organizadores que