Logo da Prefeitura

Prefeitura de Rio Branco realiza operação contra dengue, com mais de 100 agentes nas ruas e ampliação no funcionamento das Uraps

Por 

|

às

Compartilhe:

A Prefeitura de Rio Branco, por meio das Secretarias Municipais de Saúde (Semsa) e de Cuidados com a Cidade (SMCCI), realizou nesta sexta-feira (14) uma ação de combate à dengue e demais arboviroses. O evento aconteceu na URAP Roney Meirelles e contou com a presença de membros do executivo municipal; deputado estadual Afonso Fernandes, vereadores Matheus Paiva, Rutênio Sá, Lucilene Vale, João Paulo Silva; além da representante Conceicão Mendonça, da Força Nacional do SUS do governo federal; e líderes comunitários.

O secretário da Semsa, Rennan Biths, destacou o cuidado do prefeito Tião Bocalom em receber a população, evitando sobretudo a superlotação e a conscientização para diminuir os casos. Além disso, frisou a mobilização de 120 agentes de endemias e estrutura que envolve 10 motores costais e 04 bombas de Ponto Estratégico, em uma parceria com a secretaria de Cuidados com a Cidade (SMCCI) para limpeza e remoção de entulhos.

“Estamos realizando um mutirão de limpeza para eliminar focos do mosquito, enquanto nossos agentes de endemias atuam nas casas, orientando a população sobre como evitar a proliferação do mosquito. Além disso, ampliamos o horário de atendimento nas URAPs até às 22h, para atender mais pessoas”, afirma Rennan.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Rio Branco, Socorro Martins, destacou a importância da população no sucesso da empreitada.

“Nós tivemos a presença de várias autoridades, inclusive autoridades do Ministério da Saúde, mas o mais importante é chamar a atenção da população, para ser o nosso parceiro no combate ao Aedes Aegypti; que tenha esse olhar para cuidar do seu quintal, da sua casa, não deixando acumular água parada, tirar todo e qualquer recipiente que venha acumular água, para evitar o desenvolvimento do mosquito”.

Dentre as falas dos vereadores, o líder do prefeito Tião Bocalom na Câmara, Rutênio Sá, frisou a importância da união entre secretarias no combate às arboviroses.

“A dengue é uma questão de saúde pública, mas também de limpeza pública.”

Casos notificados

Rio Branco já registrou uma média de mil casos de dengue nas primeiras semanas do ano de 2025. A coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Socorro Martins, no entanto, afirma que se tratam de casos notificados.

“Só em Rio Branco nós já registramos, em média, mil casos de dengue. São casos notificados, mas a confirmação está sendo alta também”.

O prefeito Tião Bocalom declarou estado de emergência desde o dia 23 de janeiro, por conta do aumento de casos das arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya). O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).

Novos horários das Uraps

Preocupada com o aumento dos casos e em melhor atender a população, a Semsa transformou três Uraps em unidades de referência para o atendimento dos casos de dengue: Roney Meirelles, no Adalberto Sena; Hidalgo de Lima, na Sobral; e Cláudia Vitorino, no Taquari. A partir deste sábado (15), elas funcionarão com horário de funcionamento estendido até às 17h e de segunda a sexta, até às 22h.

 

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Prefeitura de Rio Branco publica chamamento público para seleção de OSC que atuará com brigadistas florestais

Organização da Sociedade Civil selecionada será responsável pela execução de serviços especializados de

Inscrições para Copas femininas de Rio Branco terminam nesta sexta-feira

Equipes podem se inscrever nas modalidades futsal, futebol de areia e futebol society

Prefeitura de Rio Branco lança programa Contrata +Rio Branco para ampliar oportunidades aos pequenos empreendedores

Capacitação gratuita vai orientar MEIs e trabalhadores autônomos sobre formalização, gestão e oportunidades

Prefeitura de Rio Branco orienta população sobre prevenção à criptococose e cuidados em ambientes com fezes de pombos

Secretaria Municipal de Saúde reforça que as aves não transmitem a doença diretamente

COMUNICADO OFICIAL: ÚLTIMO PRAZO PARA O CENSO PREVIDENCIÁRIO