O Clube de Desbravadores está presente em mais de 160 países, com 90 mil sedes e mais de um milhão e meio de participantes. Existem, oficialmente, desde 1950 como um programa oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Na capital do Acre, o Clube existe desde 1970, escolhendo o Horto Florestal como local de suas atividades semanais desde os anos 90. Em todo o estado, cerca de 2 mil desbravadores se reúnem para realizar atividades que engrandecem o aspecto físico, mental e espiritual.
Diante disso, a Prefeitura de Rio Branco prestou uma homenagem ao clube neste domingo (30), no Horto Florestal, destacando a importância da iniciativa na vida de jovens não importando classe social, cor ou credo.

De acordo com Charles Dantas, coordenador Acreano de Desbravadores, ter um reconhecimento como esse traz um sentimento de valorização pelo trabalho que o Clube desempenha com os jovens há tantos anos.
“Muita alegria porque ser reconhecido dessa forma nos motiva ainda mais e saber que a gente tem o apoio da Prefeitura de Rio Branco. Quero agradecer imensamente ao prefeito pela atitude, agradecer porque quantos pais, quantas crianças nesse momento estão felizes pela atitude dele. A gente agora tem um marco aqui onde muitas pessoas vão olhar e também vão querer que seus filhos estejam envolvidos com ações como essa e para a gente, isso é muito importante.”
Para Thiago Paixão, departamental do Ministério Jovem – ANRA, a homenagem do Município prestada aos Desbravadores incentiva a expansão do Ministério.
“O que nós podemos dizer é que esse momento é um momento histórico, porque o Clube de Desbravadores tem um objetivo de salvar do pecado e guiar no serviço, no crescimento físico, mental e espiritual. Todas as pessoas que passarem por aqui vão ver que esses valores, esses princípios estão eternizados através dessa placa.”
O prefeito da capital parabenizou como os Desbravadores conduzem as atividades onde se reúnem uma vez por semana para aprenderem a desenvolver talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza.
“O Clube de Desbravadores comandado pela Igreja Adventista, está no mundo inteiro. Rio Branco se sente lisonjeada e por isso faz essa homenagem ao Clube que tem levado a disciplina e a ordem para a nossa sociedade, orientando as crianças dentro dos nossos princípios cristãos. Então, estou muito feliz vendo esse trabalho, não tem dinheiro que pague.“