Ultimando os preparativos para o primeiro Festival da Macaxeira na capital acreana, que será entre os dias 26 e 29 de junho, idealizado pela Prefeitura de Rio Branco em parceria com a Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), foi realizada uma reunião de alinhamento na manhã desta quarta-feira (19), para discutir a organização e principalmente a segurança do público em geral, estimado em mais de 70 mil frequentadores durante as quatro noites do festival, na Praça da Revolução.

A diretora operacional da Policia Militar do Acre, Marta Renata, disse que em eventos dessa magnitude é preciso sempre, acima de tudo, ter um bom planejamento estratégico, visando garantir a segurança.
“Essa reunião é importante para a gente definir as estratégias de policiamento, definir o papel de cada órgão nessa festividade. Então, é fundamental esse alinhamento de informações de modo que o cidadão possa aproveitar o evento, aproveitar a festa da maneira mais tranquila possível. Certamente, a Polícia Militar sempre garantindo a segurança e a comodidade da população.”
O diretor de gestão da Acisa, Istanrley Rocha, disse não ter dúvidas que essa parceria com a Prefeitura de Rio Branco no Festival da Macaxeira que acontece pela primeira vez no estado, vai alavancar ainda mais a economia do agronegócio e transformar o festival num evento tradicional anual com vistas em mais um potencial turístico para o Acre.

“Um evento alusivo a tudo que é referência e que traz subprodutos de insumo da Macaxeira, promovendo o comércio local, o turismo, a agroindústria e o tema que é o agronegócio. Tornar esse evento anual e dar uma conotação como se fosse uma miniexpoacre. Será um evento que movimentará toda uma economia e todo um segmento que é o agropecuário”.
Bem como nas festividades do Natal, Ano Novo e do Carnaval, realizados pela prefeitura, a municipalidade também pretende repetir no Festival da Macaxeira, um evento bonito e alegre, onde as famílias possam frequentar e se sentir, acima de tudo, com segurança.

“Nós teremos um acréscimo de câmeras. Já existe ali um vídeomonitoramento, mas a gente vai aumentar, um grande número de seguranças privados, contratados. Inclusive no dia da cavalgada, são 100 homens, além dos Policiais Militares que estarão conosco. Uma revista em todas as entradas, enfim, fazendo de tudo para que o ambiente seja tão seguro quanto foi no Carnaval, um ambiente familiar, em que todos poderão frequentar com tranquilidade e se divertir, comer à vontade, brincar, enfim, um evento para a família”, disse o secretario municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação, Cel. Ezequiel Bino.

Leôncio Castro, coordenador de eventos da Acisa, falou que logo na primeira noite do festival, dia 26, a atração nacional Felipe Araújo vai abrilhantar o evento, além de apresentações com músicos e bandas locais.
“Nós esperamos, durante todo esse evento, cerca de 80 mil pessoas circulando da quarta-feira, dia 26, com o show do Pastor Antônio Cirilo no sábado. O sábado é um dia só de eventos gospel. Na quarta-feira também a gente vai ter a escolha da rainha da produção. Vamos ter o concurso Berrante de Ouro também, a escolha da maior Macaxeira, como o evento é o Festival da Macaxeira, então é um evento que a população de Rio Branco pode esperar grandes novidades, muita organização, muita segurança, o evento começa às 18 horas, é importante salientar isso, e termina uma hora da manhã”.