Logo da Prefeitura

1ª Assembleia Geral Extraordinária do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Acre é realizada na Amac

Por 

|

às

Compartilhe:

Instituído em 2023, o Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Acre (CINRESO) pretende facilitar a atuação dos municípios que devem atender a política sanitária e de meio ambiente. No Acre, com exceção de Rio Branco, que possui aterro sanitário conforme orienta a lei, os demais municípios do estado têm problemas com a destinação de seus resíduos sólidos.

Diante disso, nesta quarta-feira (29), foi realizada a I Assembleia Geral Extraordinária do CINRESO, no auditório da Associação de Municípios do Acre (AMAC), que contou com a participação de boa parte dos prefeitos e representantes, tendo em vista que a Legislação Brasileira impõe aos prefeitos a resolução do problema da coleta e destinação de resíduos sólidos (lixo) até 2024.

Devido às eleições municipais, o atual presidente do consórcio, que irá concorrer à reeleição, o momento da plenária também serviu para que ele pudesse anunciar o seu afastamento por quatro meses, para que a vice-presidente, Fernanda Hassem, prefeita de Brasileia, assuma a cadeira.

“Vou me afastar durante quatro meses devido à candidatura, retorno em seguida, mas estou feliz pelo trabalho que fizemos”, ressaltou o presidente.

CONSORCIO RESIDUOS AMACVF29 2
Fernanda: “O prefeito é uma pessoa que aprendi a admirar, gostar e respeitar” (Foto: Val Fernandes/Assecom)

“O prefeito é uma pessoa que, na convivência, aprendi a admirar, gostar e respeitar. Sempre disposto a ajudar todos nós prefeitos do interior. A gente se identifica bastante nesse sentido. Ele sempre está à disposição. Então é parabenizar a condução”, disse Hassem.

CONSORCIO RESIDUOS AMACVF29 4
Emerson: “Só quem vai ganhar com isso é o estado de Acre e o meio ambiente”  (Foto: Val Fernandes/Assecom) 

Segundo o coordenador executivo do Consórcio, Emerson Leão, atualmente existem 50 consórcios de aterros sanitários no Brasil apoiados pelo Governo Federal e o do Acre é um deles. O coordenador complementou que recentemente esteve em Santa Catarina para fechar uma parceria com o consórcio público de resíduos sólidos do estado.

“Em breve estaremos alterando o estatuto do CIRESO para fazer a parceria com o consórcio público de Rondônia e de Santa Catarina. Então, só quem vai ganhar com isso é o estado de Acre e o meio ambiente”.

 

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Arena Race recebe serviços de limpeza e manutenção para reativação da pista

Serviços na Arena Race incluem limpeza da pista, melhorias na iluminação, elétrica, hidráulica

Nota Informativa – Prefeitura de Rio Branco publica portaria de notificação sobre o Censo Previdenciário 2026

Prefeitura de Rio Branco inicia oficinas para fortalecimento da Política de Gestão de Riscos no município

Oficinas da Prefeitura fortalecem governança, controle interno e gestão de riscos na administração

Prefeitura de Rio Branco intensifica pavimentação nos bairros Chico Mendes e Vitória

Programa Prefeitura nas Ruas avança com serviços de tapa-buracos, recuperação de vias e

Prefeito de Rio Branco vistoria obras nos bairros Vitória e Chico Mendes e reforça avanço do programa Prefeitura nas Ruas

Prefeito acompanhou frentes de serviço ao lado dos secretários Cid Ferreira, Abdel Derze