Prefeitura de Rio Branco passa a oferecer atendimento semanal de saúde à população em situação de rua

A Prefeitura de Rio Branco iniciou, nesta quinta-feira (23), um importante serviço itinerante voltado para o atendimento de saúde à população em situação de rua. Por meio do programa Consultório de Rua, uma van especialmente equipada estará presente todas as quintas-feiras no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop).

A iniciativa é resultado de uma articulação conjunta entre a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) e a Secretária Municipal de Saúde (Semsa). O objetivo é garantir que esse público tenha acesso a serviços essenciais, assegurando direitos básicos e promovendo a inclusão social.

Os serviços disponibilizados pela van incluem testes rápidos, consultas de enfermagem, emissão de receituários, além do apoio psicológico realizado por psicólogos da equipe do Consultório de Rua. A abordagem busca não apenas tratar problemas emergenciais, mas também oferecer suporte emocional, reconhecendo a complexidade das necessidades dessa população.

Além da presença no Centro Pop, a van também percorrerá territórios, levando atendimento a todas as pessoas em situação de rua. Essa medida visa garantir também que ninguém fique sem acesso aos serviços oferecidos, independentemente de sua localização.

A oferta semanal de atendimentos de saúde para a população em situação de rua, representa um avanço significativo nas políticas públicas socioassistenciais do município, evidenciando compromisso com a dignidade e o bem-estar de todos os cidadãos.

Segundo o secretário da SASDH, Wellington Chaves, é importante levar esses atendimentos aos locais onde as pessoas estão.

“É essencial proporcionar esses serviços diretamente onde a população em situação de rua está, assegurando que recebam o atendimento necessário”.

Eliatian Nogueira, secretário municipal de Saúde, ressaltou ainda que os serviços precisam ser inclusivos e acessíveis. “Essa iniciativa é um passo fundamental nessa direção”, disse.