Prefeitura de Rio Branco promove Café com Consciência para debater igualdade racial

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), e do Departamento de Promoção da Igualdade Racial (DPIR), promoveu, nesta terça-feira (14), mais uma edição do projeto “Café com Consciência”. O evento reuniu representantes do poder público, entidades e membros da sociedade civil para discutir e refletir sobre a promoção da igualdade racial.

O encontro, que contou com a participação de mais de 120 pessoas, proporcionou um espaço para debates e troca de experiências, visando a construção de políticas públicas mais inclusivas e igualitárias, além de fomentar o diálogo e a conscientização sobre o combate ao preconceito, à discriminação, ao racismo e à intolerância religiosa.

O secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Wellington Chaves, enfatizou a importância do evento como uma ferramenta para promover a conscientização e ações efetivas em prol da igualdade racial.

Em sua fala, Chaves destacou: “É fundamental que estejamos unidos enquanto sociedade para combater o racismo e promover a igualdade de oportunidades para todos os cidadãos, independentemente de seu gênero ou de sua origem étnico-racial. O Café com consciência é um espaço privilegiado para poder público fortalecer esse compromisso e avançarmos ainda mais na política de assistência social e direitos humanos.

A diretora de Direitos Humanos, Rila Freze, ressaltou que toda a sociedade tem a missão de combater o racismo, denunciando os casos de discriminação.

“Convidamos toda a sociedade para combater e denunciar o racismo. É hora de amplificar as vozes daqueles que sofrem com o preconceito e de agir com determinação para construir um futuro onde a diversidade seja verdadeiramente celebrada”, afirmou.

Jota Conceição, gerente do departamento de Promoção da Igualdade Racial, explicou que o projeto segue um planejamento com diversas ações, incluindo o Café com Consciência.

“Durante todo o ano temos várias ações visando a promoção de direitos, como palestras, oficinas, distribuição de material gráfico, sempre com o objetivo de conscientizar a população sobre a política de promoção da igualdade racial e o combate ao racismo, para que prevaleça o princípio constitucional de que todos são iguais perante a lei”, concluiu.

O projeto “Café com Consciência” reafirma o compromisso da Prefeitura de Rio Branco em combater todas as formas de discriminação e promover uma cidade mais justa e inclusiva para todos os seus cidadãos. A iniciativa segue como um importante espaço de diálogo e construção coletiva de políticas públicas voltadas para a promoção dos direitos humanos e da igualdade racial.