Logo da Prefeitura

Prefeitura de Rio Branco firma parceria com Ufac que garante formação de professores da rede municipal de ensino

Por 

|

às

Compartilhe:

ACORDO TECNICO UFAC PREFEITURA 24 06 2021 3
Prefeitura de Rio Branco e Ufac assinam Termo de Cooperação Técnica (Foto: Dircom)

Visando proporcionar condições para o estabelecimento de ações conjuntas de cunho técnico, científico e cultural entre a Prefeitura de Rio Branco e a Universidade Federal do Acre (UFAC), o prefeito Tião Bocalom e a professora Guida Aquino, reitora da Ufac, assinaram protocolos de intenções voltados ao intercâmbio de conhecimentos, experiências e informações técnicas e científicas na realização de cursos, projetos, programas e eventos.

O Termo de Cooperação Técnica com a universidade prevê, fundamentalmente, ação conjunta de infraestrutura física de ambas as partes, tais como laboratórios, bibliotecas, salas, ambientes e complexo esportivo.

Participaram do evento os secretários municipais Frank Lima (Saúde), Valtim José (Casa Civil), Neiva Tessinari (Seplan), Nabiha Bestene (Educação), Eracides Caetano (Agricultura) além de Roberto Craveiro (diretor de Gestão da SASDH) e Pedro Aragão, presidente da Fundação Garibaldi Brasil (FGB).

A reitora estava acompanhada do professor Josimar Batista, vice-reitor da Ufac. Na oportunidade, ela apresentou ao prefeito Bocalom um portifólio com a programação de interiorização da graduação da universidade. A reitora quer o apoio da associação dos prefeitos, presidida por Bocalom para a graduação da academia no interior do estado.

Já o Termo Aditivo, assinado pelo prefeito Tião Bocalom, tem por objeto a prorrogação do prazo de vigência do Acordo de Cooperação para apoio técnico institucional e de formação pedagógica de professores da rede pública municipal de ensino.

A secretária municipal de Educação destacou a importância da parceria com a instituição de ensino federal. “Essa parceria é salutar e a gente vai manter. A Ufac é uma parceira importante e a secretaria municipal sempre estará de portas abertas para, juntos, fazermos mais pela nossa sociedade”, disse Nabiha Bestene.

A reitora da instituição de ensino classificou como bastante proveitoso o encontro. “Foi uma reunião bastante produtiva com o nosso prefeito, apresentando o programa de interiorização da nossa universidade. Viemos dizer ao prefeito que a UFAC está de portas abertas, nós queremos estreitar as relações e continuar traçando boas políticas para o nosso estado, para a sociedade acreana”, enfatizou Guida Aquino.

A execução conjunta de projetos e programas relacionados ao ensino, pesquisa e extensão ambiental na área socioambiental, tecnologia da informação, inovação, saúde, esporte e lazer é importante para o crescimento da região, bem como, quaisquer outros compromissos a serem assumidos, frisou o prefeito.

“Deu para sentir aqui a boa vontade da Universidade Federal do Acre no sentido de ajudar no desenvolvimento educacional do nosso estado, não apenas do município de Rio Branco. Acho que isso é ótimo, cria-se uma oportunidade de chegar cursos nos municípios mais afastados que não seja apenas na área educacional, como sempre acontece”, enfatizou Bocalom.

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Prefeitura de Rio Branco fortalece parceria para realização da Copa Rio Branco de Futebol Amador

A iniciativa busca fortalecer o futebol amador, valorizando atletas, equipes e organizadores que

Prefeitura de Rio Branco reforça quadro efetivo com posse de novos servidores municipais

O prefeito Alysson Bestene, na cerimônia, reforçou o compromisso da gestão municipal com

Prefeito de Rio Branco acompanha ações do Programa Prefeitura nas Ruas no Ramal das Cooperativas

Prefeito Alysson Bestene acompanhou os serviços de recuperação e manutenção das vias no

Prefeitura de Rio Branco lança Programa de Mecanização Agrícola 2026

Serão apresentados pela Prefeitura, os investimentos e ações previstos para este ano de

Prefeitura de Rio Branco fortalece esportes radicais com a 5ª edição do Moto Fest na Arena Race

Com a participação do prefeito de Rio Branco Alysson Bestene, evento reforçou o