Em alusão ao dia Internacional da Mulher, comemorado na última sexta-feira, 8 de março, a Prefeitura de Rio Branco, por meio do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), realizou a entrega de kits femininos para as mulheres que foram transferidas para os abrigos, devido à enchente, na capital.
O objetivo da ação foi levar dignidade a essas mulheres, nesse momento inoportuno que a cidade continua enfrentando. A arrecadação para os kits, deu-se por meio dos colaboradores da autarquia, a fim de atender as necessidades básicas da mulher.
Através desta iniciativa, cerca de 100 mulheres foram atendidas com o kit, em cinco escolas, das dez escolas que servem de abrigo.
Para o diretor presidente do Saerb, Enoque Pereira, a ação foi pensando com o intuito de fazer com que as mulheres se sentissem valorizadas.
“Ações como esta são muito importantes, pois ajudam a valorizar a mulher como um ser que gosta de se cuidar, de se sentir bem consigo mesma. Vimos também que as mulheres ficaram muito contente em um momento como esse”, explicou.
A diretora dos Povos Indígenas da Secretaria Extraordinária e Povos Indígenas, Nedina Yawanawa, expressou sua satisfação com a colaboração da Prefeitura Municipal de Rio Branco.
“Essa ação que entregou esses, 30 kits para as mulheres indígenas, veio muito acertadamente para suprir um pouco da necessidade. Nesse momento, toda a ação é importante para diminuir esse impacto tão grande causado pela alagação. Então, quero dizer que quando as instituições trabalham em conjunto, o impacto é maior para os beneficiários que tanto precisam”, ressaltou.