Semana pedagógica destaca enfrentamento à violência contra a mulher e plásticas antirracistas nas escolas

A Prefeitura de Rio Branco, iniciou nesta segunda-feira (26), por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), a Semana pedagógica com foco na formação continuada dos coordenadores e diretores das escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Sob a coordenação da assessora pedagógica da semana Maria Renice, o evento abordou duas temáticas cruciais: o enfrentamento à violência contra a mulher e a desconstrução das práticas educacionais racistas.

A primeira temática destaca a importância de combater a violência de gênero e promover a igualdade e o respeito às mulheres, não apenas na sociedade em geral, mas também dentro do ambiente escolar. Já a segunda temática aborda a necessidade de rever práticas pedagógicas que reproduzam estereótipos racistas e promovam uma educação mais inclusiva e antirracista.

Durante a semana serão apresentados materiais didático-pedagógicos que visam auxiliar os profissionais da educação na abordagem dessas temáticas de forma positiva e eficaz. Esses materiais estão alinhados com as leis educacionais, especialmente com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que respaldam a inclusão de uma abordagem pedagógica mais ampla e consciente nas escolas da cidade.

“Esse é o compromisso da Seme em promover uma educação mais igualitária, inclusiva e voltada para o respeito aos direitos humanos, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e democrática”, explicou a coordenadora Maria Renice.