Ir para o conteúdo

Prefeitura em alerta: Forte chuva causa probabilidade em levar possíveis desabrigados ao Parque de Exposições

A Prefeitura de Rio Branco está em atenção devido às intensas chuvas que têm castigado a região causando um significativo aumento no volume das águas tanto do rio Acre, quanto dos igarapés que cortam a cidade.

Em resposta a essa situação, a prefeitura iniciou os trabalhos de limpeza no Parque de Exposições com a intenção de preparar o local para receber possíveis desabrigados. 150 homens com maquinário pesado fazem uma limpeza minuciosa no utilizando métodos manuais e mecanizados.

“A gente reinicia o dia hoje aqui no Parque de Exposição, priorizando a limpeza aos acessos principais, nos dois galpões que geralmente fazem o abrigo das pessoas e conforme a necessidade, a gente vai expandindo a limpeza em todo o parque”, destacou o diretor operacional da SMCCI, Anderson Santana.

A Defesa Civil Municipal coordena toda a ação de mobilização das Secretarias Municipais de Cuidados com a Cidade (SMCCI), de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra), de Meio Ambiente (Semeia) e de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), com recursos e equipes para enfrentar os desafios decorrentes de uma possível enchente na capital.

Falcão: “Todas as medidas estão sendo tomadas” (Foto: Val Fernandes)

Nas últimas 48 horas, a situação em Rio Branco se agravou com as chuvas constantes, mas nesta sexta-feira (23), a cota de alerta do rio Acre que é de 13,50 metros foi atingida. O aumento das águas dos igarapés atingiu famílias, além daquelas já retiradas para aos abrigos nessa quinta-feira (22) dos bairros Boa União, Hélio Melo e Vila Santa Maria. Até o meio-dia desta sexta-feira, três abrigos estão sendo ocupados por 23 famílias, o que dá, aproximadamente, 100 pessoas.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Tenente Coronel Cláudio Falcão, disse que com o aumento previsto do nível de transbordamento nas próximas horas, todas as medidas estão sendo tomadas para garantir que as famílias sejam assistidas da melhor maneira possível, seguindo a determinação do prefeito Tião Bocalom de cuidado e apoio, demonstrada nos anos anteriores.

“A Defesa Civil e todas as secretarias da prefeitura trabalharão assiduamente para poder dar o melhor atendimento às famílias que nesse momento necessitam. Não será diferente de anos anteriores, porque esta gestão cuida dessas pessoas. No momento a situação é bastante grave e a tendência é se agravar ainda mais com a cota de transbordamento nas próximas horas”, finalizou  Falcão.

Outras notícias...