Um movimento inspirador logo tomará forma em frente ao Centro Pastoral São Lucas, localizado no bairro Cidade do Povo. A Prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente (Semeia), levou, nessa quarta-feira (31), uma equipe ao local para o plantio de plantas para transformar um espaço, antes negligenciado, em uma linda área verde para o bem-estar dos moradores.
Segundo o secretário da Semeia, a ação se deu devido a uma solicitação do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom.
“É muito satisfatório fazer esse tipo de trabalho. O prefeito solicitou que viéssemos aqui para ver o que poderia ser feito para dar mais vida ao local, ficar agradável para as pessoas que passam por aqui, que frequentam o Centro Pastoral, na Cidade do Povo. Estivemos com o padre Massimo Lombardi, e nossa equipe veio dar esse presente aos moradores”, disse.
Foram plantados no local o amendoim forrageiro, palmeiras-imperial e árvore sombreiro. Existem diversas espécies de árvores que possuem um crescimento mais rápido que as demais, além de produzirem uma sombra específica e a sombreiro é uma delas: Árvore nativa e de rápido crescimento e beleza das flores. Muito usada na arborização de estrada, praças e jardins chega a medir 15 metros de altura. As palmeiras-imperiais são consideradas uma das palmeiras mais altas do mundo e tem um crescimento rápido, podendo atingir um metro por ano.
“A comunidade e eu ficamos agradecidos por essas plantas. Vamos ajudar a cuidar e o importante é que vamos vê-las crescer, vão fazer parte daqui. Estamos muito satisfeitos e sabemos que vai ficar lindo quando estiverem crescendo”, disse o padre Massimo.
“O plantio de plantas, hoje, é mais do que uma atividade estética, é uma declaração de respeito pela natureza e um compromisso com a sustentabilidade. Temos certeza que com esse plantio, a comunidade terá e verá inúmeros benefícios e como bem disse o padre Mássimo, ao mesmo tempo, as plantas vão crescer em unidade para um propósito comum”, concluiu Nasserala.