Logo da Prefeitura

Profissionais de medicina e enfermagem passam por qualificação na identificação das novas arboviroses

Por 

|

às

Compartilhe:

Com o surgimento de novos vetores de arboviroses, doenças essas virais, que são transmitidas principalmente por mosquitos e onde os sinais e sintomas são de difícil diagnóstico, profissionais médicos e de enfermagem, participaram na manhã desta quinta-feira (25), de um treinamento para facilitar a identificação da enfermidade com mais precisão, antes do resultado laboratorial.

O evento coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Rio Branco, ocorreu no auditório do Palácio da Justiça que ficou praticamente lotado pelos profissionais, tendo em vista, que o tema das arboviroses vem preocupando as autoridades.

Para o enfermeiro Thiago de Souza é de suma importância esse estreitamento de informações e interatividade entre os profissionais da saúde, quanto na identificação das arboviroses e suas especificidades.

“Esse momento é um momento de educação permanente. É um momento que os profissionais de saúde, ele sai das unidades de saúde, vem para um espaço como esse e recebe atualizações acerca do cenário epidemiológico das arboviroses e também é o momento de conhecer novas condutas clínicas, manejos clínicos. Esse é o momento de dizer para os profissionais qual é a semelhança e em que momento ele é possível diferenciar”, explicou.

A diretora de Assistência em Saúde da Prefeitura de Rio Branco, Rafaela Brito, essa qualificação é fundamental para que os profissionais tenham mais segurança no manejo clínico da dengue, Zika, Chikungunya e as novas que já estão presentes no estado.

“Toda a rede está sendo qualificada para que a gente tenha uma identificação precoce desses casos, para que a gente não tenha o pior cenário, que é de epidemia. Eles estão sendo qualificados desde o ano passado. Tem feito a diferença nas nossas unidades. Com as medidas e as qualificações, a gente vem percebendo que as pessoas também estão procurando menos, porque estão adoecendo menos, que a gente tem investido na prevenção”, concluiu Rafaela Brito, diretora de Assistência em Saúde.

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Prefeitura de Rio Branco mantém quatro Uraps abertas neste sábado para ampliar atendimentos à população

Unidades funcionarão das 7h às 17h, com consultas médicas, serviços de enfermagem, vacinação

Prefeitura de Rio Branco e Ifac articulam parceria para qualificar mulheres em situação de vulnerabilidade

Durante visita à Casa Fio a Fio, representantes das instituições discutiram a ampliação

Prefeitura realiza vistoria técnica para revitalização do Parque Ambiental Chico Mendes

Espaço completa 30 anos neste mês e receberá melhorias no pavimento, na academia

Prefeitura de Rio Branco busca apoio federal para fortalecer a segurança hídrica da capital

Os encontros reforçam o compromisso do Saerb em buscar parcerias e recursos para

Programa Prefeitura nas Ruas avança com operação tapa-buracos e beneficia todas as regionais de Rio Branco

Ações da Prefeitura reforçam a infraestrutura urbana e garantem mais segurança, mobilidade e