No dia 10 de dezembro a Prefeitura de Rio Branco realizou a segunda etapa da cicleata Pedala Rio Branco. O evento reuniu mais de 600 ciclistas da capital que pedalaram do Via Verde Shopping até a via Chico Mendes. Foi um dia de diversão, onde uniu servidores, amigos, famílias e os amantes do ciclismo no Acre. Ao final, foi realizada uma competição entre os ciclistas profissionais. A festa em duas rodas, foi inserida no calendário turístico da cidade de Rio Branco. O segundo evento gerou alguns frutos. No ato da inscrição, os participantes doaram um quilo de alimento não perecível.
Foram arrecadados mais de 600 quilos de alimentos que foram destinados ao Educandário Santa Margarida e o Lar Vicentino. Nesta quinta-feira (21) o prefeito recebeu o presidente da federação de ciclismo do Acre e os organizadores do evento para a entrega simbólica das instituições contempladas com os alimentos arrecadados.
De acordo com a presidente do Lar Vicentino, Ana Maria Sobreira, toda doação é bem-vinda, principalmente onde há 45 idosos necessitados.
“Graças a Deus, pela iniciativa dos ciclistas, é a segunda vez que a instituição é escolhida e a gente só tem que agradecer”.
“Somos voluntários, estamos empenhados a oferecer a melhor qualidade de vida possível para as crianças que estão abrigadas lá e agradecemos a todos envolvidos na situação como a Federação de Ciclismo e que por intermédio da Prefeitura nos faz essa entrega. Nossa palavra é gratidão e esperamos que possamos manter sempre esse vínculo de apoio, de solidariedade ao ser humano”, ressaltou a coordenadora do Educandário Santa Margarida, Onidis Queiroz.
Segundo o prefeito, a escolha das instituições foi acertada, já que ambas realizam um excelente trabalho de acolhimento na capital.
Para os organizadores do evento, outros encontros e outros gestos de solidariedade virão por aí.
O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação (SDTI), cel Ezequiel Bino, disse que o evento é esporte, turismo, desenvolvimento econômico, mas também é amor ao próximo.
“Todos que participaram, doaram um quilo de alimento e agora a gente faz a entrega a duas instituições importantes de cuidado com as pessoas mais carentes. Então, com certeza, o ano que vem a gente vai arrecadar muito mais nas edições futuras do Pedala Rio Branco”.
“O ciclismo a cada dia, ele vem fortalecendo. Estamos desde 2018 na frente da Federação de Ciclismo e vem desempenhando um papel muito bom. Com a parceria da prefeitura junto com a SDTI, a gente está aí na organização de seis eventos do projeto Pedala Rio Branco e em cada edição a gente faz essa ação. É um momento de corrente muito bom, final do ano, e a gente sabe que tem muitas pessoas que necessitam. Então agradecer a cada atleta que fez a doação do alimento, como a inscrição da competição. Uma competição, como eu falei, noturna, uma novidade muito grande. O pessoal já está querendo uma segunda edição aí nessa competição. Eu acredito que no ano 2024, muita novidade aí”, concluiu o presidente da Federação de Ciclismo, Tuxaua Marques.