Ir para o conteúdo

Prefeitura participa da entrega dos certificados do Curso de Olericultura no ISE Aquiry

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), participou na manhã desta quinta-feira (7), da cerimônia de entrega de certificados aos participantes do projeto “Plantando Sonhos”, que terminaram o Curso de Olericultura, no Instituto Socioeducativo (ISE) Aquiry.

Entre os presentes, o presidente do ISE, Mário César Souza de Freitas; Adriana Melo, representando a Secretaria de Agricultura do Estado; Carlos Mendes, representando a Secretaria de Agricultura do Município; Carlos Nasserala, secretário de Meio Ambiente do Município, acompanhado pela assessora jurídica da instituição, Ellen Carina Nogueira; Rômulo Telles, gerente técnico do ISE do Espírito Santo e Charles Cristossomo, representando o Instituto Federal do Acre.

A capacitação contou com cerca de 30 adolescentes, que aprenderam, durante 60 horas, sobre a olericultura que tem o objetivo de preparar profissionais para realizar plantio com técnicas adequadas no manejo de hortaliças, buscando o aumento da produtividade e da qualidade da produção.

A iniciativa aos jovens em cumprimento de medida socioeducativa, prevê ainda que os lucros advindos das vendas dos produtos possam ter outras finalidades, como a compra de cestas básicas para os familiares dos adolescentes participantes e investimentos na própria manutenção do projeto.

30 adolescentes aprenderam a plantar com técnicas adequadas buscando o aumento da produtividade e da qualidade da produção (Foto: Melissa Jares/Assecom)

O presidente do ISE, Mário César Souza de Freitas, falou que uma vida de transgressões não dá oportunidades. “Enquanto somos jovens não pensamos no futuro e quando percebemos o tempo passou. Então, esse trabalho feito dentro das unidades, esse curso não é oferecido lá fora e todos tiveram a possibilidade e isso é uma oportunidade de aprendizado para vocês”, falou Mário César.

Rômulo Telles, gerente técnico do ISE do Espírito Santo, se disse satisfeito em ver uma ação como essa. “O que eu posso dizer para vocês é que abracem essa oportunidade. A quantidade de pessoas envolvidas aqui, essa rede de apoio é importantíssima e não vi isso em outro lugar. Parabéns!”, enfatizou.

Com a ação, o ISE busca preparar os adolescentes para o retorno à sociedade, como destacou Adriana Melo, representate da Secretaria de Agricultura do Estado. “A partir daqui, os sonhos são vocês que vão construir, não importa o ontem, o que importa é o hoje e o futuro. E esse futuro, vocês que vão construir, só depende de vocês. Porque aqui tem muitas instituições, pessoas que se dispuseram a ajudar a construir esses sonhos quando vocês saíram daqui”.

Segundo o secretário da Semeia, Carlos Nasserala, o curso vai ao encontro da sustentabilidade com foco na preservação do solo, uso eficiente de recursos naturais e na minimização do impacto ambiental. “Atualmente o cultivo orgânico tornou-se não apenas uma opção, mas uma filosofia de vida para muitos produtores que têm uma boa renda e têm a ajuda da Prefeitura de Rio Branco. Busquem trabalhar. Não parem no primeiro e nem no segundo obstáculo, sigam e persistam”, enfatizou Nasserala.

Um dos jovens que recebeu o certificado pediu a palavra para agradecer. “Quero agradecer a oportunidade de aprender um ofício, não é fácil. Se vocês vissem como era a horta antes… Mas agora está linda e fomos nós que fizemos. Obrigada aos instrutores, professores, a todos!”, disse, J.P.

Outras notícias...