Escolas da rede municipal de ensino realizaram culminância do Projeto Consciência Negra

O Currículo de Referência Único do Acre prevê como tema integrador o estudo da História e Cultura da África, Afro-brasileira e Indígena, temática já aprovada pelas leis 10.639/2003 e 11645/2008 como temas transversais a serem trabalhados durante todo o ano nas escolas do Brasil.

Com diversas atividades educativas e culturais, unidades da rede municipal de ensino de Rio Branco realizaram o Projeto Consciência Negra que teve a sua culminância no dia 25 de novembro.

As atividades de culminância envolveram toda a comunidade escolar, famílias e comunidade em geral, que tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre literatura, a dança, teatro, comidas típicas, brinquedos e brincadeiras dentro da temática étnico racial.

A Diretoria de Ensino, por meio do Núcleo dos Temas Integradores acompanhou essas atividades realizadas nas instituições. Na ocasião, a assessora pedagógica Maria Herlenice Brito destacou que “o momento foi bastante enriquecedor para a aprendizagem das crianças e alunos, além de contribuir para eliminação de todas as formas de preconceito étnico racial.

Para o diretor da Escola Chico Mendes, Hélio Sebastião da Silva, “é um momento riquíssimo de conhecimento em relação ao estudo da África e sobre o respeito à diversidade de nosso país, dando a oportunidade para as crianças demonstrarem as aprendizagens adquiridas, já que são elas as verdadeiras protagonistas”.